Site icon Tribuna de Minas

Estudante de Direito da UFJF representa a América Latina na ONU

PUBLICIDADE
Kaime Silva de Oliveira defende ativismo como força de participação política da juventude. (Foto: divulgação)

O estudante Kaime Silva de Oliveira, do curso de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está na sede da Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova York, participando do Fórum de Juventude do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Kaime, que tem um histórico de atuação em temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, está representando a juventude latino-americana e caribenha. “Como tenho um mandato na entidade oficial de representação jovem da ONU, fui selecionado para representar a América Latina no Fórum”, explicou Oliveira à assessoria da UFJF. Antes disso, o acadêmico já integrou a delegação brasileira como representante da juventude na Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (Cop 21), em 2015, em Paris, uma vez que é membro da ONG Engajamundo.

O Fórum acontece anualmente e conta com sessões plenárias, discussões temáticas interativas e perspectivas regionais, estimulando troca de pontos de vista sobre soluções inovadoras para questões relevantes aos jovens e para a implementação da Agenda de Desenvolvimento 2030. O tema que vai mobilizar as discussões neste ano será “O papel da juventude na construção sustentável e resiliente de comunidades urbanas e rurais”. A Agenda 2030 conta com 17 objetivos para transformar o mundo. É a Agenda Global mais ambiciosa já proposta, já que visa, entre os planos, a acabar com a pobreza, a reduzir a desigualdade e a proteger o planeta até 2030.

PUBLICIDADE

“Com o verdadeiro compromisso político nós poderemos desempenhar nossos papéis, pois a nossa participação hoje nas decisões é muito limitada, os governos devem nos ouvir mais. Quando o espaço na política não é uma opção, trabalhamos para o desenvolvimento social através do ativismo, movimentos sociais e expressões criativas”, ressalta o estudante.

Exit mobile version