Logo no domingo, a deputada Sheila Oliveira (PSL) promoveu um “adesivaço” em carros no estacionamento do Estádio Municipal Radialista Mario Helênio. Em peça publicitária publicada nas redes sociais, Sheila apareceu acompanhada pelo vice, Júlio Obama Jr. (Podemos), e pelo presidente do diretório estadual do PSL, deputado Charlles Evangelista, além de correligionários e eleitores. Já em outra peça, divulgada nesta segunda, a candidata mencionou visita realizada ao Bloco da Preta, no Bairro Ipiranga, Zona Sul, ainda no domingo. Em meio a um peça e outra, Sheila ainda buscou mobilizar um discurso ao encontro do enxugamento da máquina pública ao criticar a quantidade de secretarias e autarquias da Administração municipal. “Atualmente, Juiz de Fora conta com 18 secretarias. Além delas, existem 7 entes da Administração indireta. É muito!”
Margarida, por sua vez, publicou em redes sociais fotos de uma visita realizada, neste domingo, no Bairro Santa Cândida, Região Leste, em que fez referência ao Coletivo Vozes da Rua, liderado pela doutora Honoris Causa e militante do movimento negro Adenilde Petrina. “Que o slam poético aconteça nos aparelhos de cultura da Prefeitura! Que a voz e o conhecimento de Adenilde possam ser conhecidos por mais pessoas! Isso é o que mais nos motiva: unir a cidade!” Em outra peça publicada, Margarida citou a necessidade de um planejamento territorializado de Juiz de Fora para que a economia se desenvolva. “A única forma de fazer gestão da cidade é você fazer planejamento territorializado, porque Benfica não igual à Santa Luzia”, disse a petista, que tem como vice na chapa o vereador Kennedy Ribeiro (PV).
Já Lorene Figueiredo lançou sua candidatura, nesta segunda, em visita ao Bairro Dom Bosco, na Casa Nós por Nós, onde conversou com moradores da região. Por meio do próprio perfil nas redes sociais, Lorene fez referência à composição do PSOL com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a Unidade Popular (UP). “Foram diversas conversas para elaborar um programa sobre a cidade que sonhamos e esse processo vai continuar. Nada é impossível de mudar. Podemos construir a cidade da diversidade, acolhedora e que tenha a periferia como centro.” Em peça publicitária, Lorene apresentou os 15 candidatos da sigla à Câmara.
Calçadão
Enquanto Sheila, Margarida e Lorene avançaram para bairros fora da região central, alguns candidatos à Câmara foram para o Calçadão a fim de iniciar a panfletagem de materiais gráficos, bem como abordar os eleitores para conversas sobre os projetos políticos que os levam a pleitear uma cadeira no Legislativo. Como flagrou a Tribuna nesta segunda, alguns ergueram mesas no local, com panfletos, adesivos e outros materiais a serem distribuídos.
Wilson vai à Zona Rural; Ione, à Igreja
Outros candidatos movimentaram as redes sociais apenas com peças publicitárias, com vídeos de apresentação e jingles, casos, por exemplo, de Ione Barbosa (Republicanos) e Wilson Rezende (Wilson da Rezato, PSB). Ao passo que a campanha de Wilson lançou mão de videoclipe com um jingle ao som de xote, a de Ione optou por um vídeo mais expositivo, em que a candidata se apresenta aos eleitores. Entretanto, no caso de ambos, apesar de não publicizadas, agendas externas foram cumpridas. Wilson promoveu, no último domingo, adesivação de carros em diversos pontos da cidade, bem como visitou os distritos de Rosário de Minas e Valadares, além de Igrejinha. Ione, por sua vez, visitou uma igreja evangélica e recebeu líderes comunitários da Zona Leste também no domingo.
A peça de Wilson da Rezato, cujo vice é Alexandre Nocelli (DEM) – que participou de carreata na Zona Norte no domingo -, busca aproximá-lo de uma parcela do eleitor ainda em disputa ao associar o empresário à “gente da gente”, “gente do bem” e “trabalhador”. “Wilson está do nosso lado, o homem não para, o trabalho é sagrado. Saúde e educação para o povo, quero felicidade para sorrir de novo. Wilson é trabalhador, gente da gente, eu também sou. Wilson Rezato, chama que eu vou. Eficiente para seguir em frente”, canta o refrão do jingle. Como referência ao ramo em que atua Wilson, o candidato apareceu na peça apenas em imagens externas em canteiros de obras.
Já Ione, em busca de se apresentar ao eleitorado, já que é a primeira eleição em que se candidata, relatou a própria trajetória profissional, entre cargos na Procuradoria do Município de Juiz de Fora e na Polícia Civil. “Agora, novamente, a vida me convida a ir além (…). Sou candidata à Prefeitura de Juiz de Fora, para num projeto coletivo e de cidadania, levar a cidade para outro rumo. Questionar. Romper. Ter independência para fazer o que Juiz de Fora precisa agora e não mais os velhos interesses que tanto nos prejudicam”, afirmou a candidata. Ione, inclusive, reuniu-se, nesta segunda, com o comando do Corpo de Bombeiros e do Samu. A candidata terá como vice o economista Rodrigo Gherardi (PSDB).
Os demais candidatos, por sua vez, tiveram aparições mais tímidas nas redes sociais nestes primeiros dias. Aloízio Penido (PTC), Fernando Elioterio (PCdoB), Marco Felício (PRTB), Marcos Ribeiro (Rede) e Victória Mello (PSTU) apenas confirmaram as respectivas candidaturas à PJF, ou, então, divulgaram os correligionários que pleiteiam uma cadeira na Câmara Municipal. O único candidato a não publicar nada relacionado à própria candidatura foi Eduardo Lucas (DC).