Os temas abordados pela série são publicados sempre aos domingos, até a véspera do primeiro turno. Nesta semana, a Tribuna apresentou as principais situações envolvendo a mobilidade urbana na cidade. Até o momento, também já foram trabalhados os temas: saúde, segurança pública, educação e finanças municipais.
As perguntas são encaminhadas às assessorias dos candidatos às segundas-feiras, após a publicação de cada matéria, e são relacionadas aos mesmos assuntos tratados pela reportagem em questão. A divulgação das respostas acontece sempre às terças, quando o tema também é discutido pela Rádio CBN Juiz de Fora durante debate que vai ao ar das 10h30 ao meio-dia.
Nesta semana, na quinta rodada, os candidatos à Prefeitura falam sobre as principais ações que pretendem adotar para tratar das questões de mobilidade urbana em Juiz de Fora. Reportagem publicada neste domingo (25) mostrou que, ao passo que o número de automóveis particulares cresce cada vez mais nas ruas, o transporte coletivo passa por um desequilíbrio financeiro devido à queda do número de usuários. Este fator foi agravado com a pandemia da Covid-19, onde a redução de passageiros chegou a mais da metade. A baixa de usuários impacta no setor, porque o sistema na cidade é custeado integralmente pelos pagantes, ou seja, não há subsídio por parte da gestão pública.
Além do transporte coletivo, Juiz de Fora ainda carece de investimentos em outros meios alternativos e sustentáveis, como bicicletas, a fim de incentivar este tipo de locomoção não motorizada. Outras discussões relacionadas a determinadas obras viárias, cujo objetivo é eliminar os conflitos viários com a linha férrea, e a regulamentação do transporte por aplicativo na cidade também devem ser trabalhadas pela próxima Administração.