A pouco mais de uma semana para o segundo turno, a candidata Margarida Salomão (PT) divulgou, nesta quinta-feira (19), em redes sociais, uma peça publicitária em que alerta os eleitores sobre a circulação de eventuais notícias falsas contra a própria candidatura. De acordo com a candidata, não seria a primeira vez que ela lida com “fake news” ao concorrer à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Em peça de aproximadamente 60 segundos, Margarida aproveitou a abordagem em linguagem lúdica para anunciar a criação de uma ferramenta intitulada “Central da Verdade”, por meio da qual os eleitores poderão entrar em contato para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a candidata.
A deputada federal ainda faz um apelo ao eleitorado para que verifique a veracidade das informações não apenas sobre a própria candidatura, mas também sobre a de Wilson Rezato (PSB).
“Não temos uma cultura democrática consolidada, e, nessa falta de cultura democrática, uma coisa que prospera, especialmente em tempo de eleição, é a mentira. Sempre teve mentira. Eu mesma já tive de lidar em Juiz de Fora com uma estratégia pesada de ‘teatro invisível’. A pessoa ia para o ponto de ônibus e contava coisas as mais esquisitas. E era uma forma de desconstruir uma candidatura. Com o advento dos meios tecnológicos, passamos a ter o ‘teatro invisível virtual’ nas redes. Então, tudo o que falarem de mim, e é o mesmo para o outro candidato, é preciso verificar.”
Nesta quinta, Margarida também voltou às ruas de Juiz de Fora para dar prosseguimento à corrida pela sucessão do prefeito Antônio Almas (PSDB). Além de manter o diálogo com lideranças políticas e comunitárias locais, Margarida cumpriu agenda durante a manhã no Bairro Bandeirantes, região Nordeste. A petista ainda visitou empresários e indústrias no Distrito Industrial e concedeu entrevista à Rádio Cidade. À noite, por sua vez, a deputada federal participou de transmissão ao vivo em suas redes sociais com a candidata Lorene Figueiredo (PSOL) – que, inclusive, já declarou apoio a Margarida na etapa plebiscitária das eleições municipais.
Nesta sexta, por sua vez, Margarida deve iniciar o dia em reunião com lideranças e organizações de proteção animal. À tarde, a candidata deve ter nova rodada de conversa com lideranças políticas e comunitárias, para, em seguida, visitar a região Leste.