Se depender dos eleitores mineiros, as eleições para presidente da República serão bastante acirradas, disputadas voto a voto. Pesquisa realizada pelo instituto DataTempo/CP2 e divulgada nesta terça-feira (18) pelo jornal “O Tempo” aponta quatro candidatos tecnicamente empatados num pleito que tem garantia de segundo turno. De acordo com o levantamento, Jair Bolsonaro (PSL) está à frente com 27,2% das intenções de voto. Em seguida aparece Fernando Haddad (PT) com 10,4%. Ciro Gomes (PDT) possui 9,6% da preferência. Marina Silva (Rede) detém 7,2%, e Geraldo Alckmin tem 6,3%. Considerando a margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, os quatro últimos nomes empatam no segundo lugar.
Em terceiro aparecem, também tecnicamente empatados, João Amoêdo (Novo) com 2,8%, Henrique Meirelles (MDB) com 2,1% e Álvaro Dias (Podemos) com 1,4%. Os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL), José Maria Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU) não alcançaram 1% na pesquisa. Votos brancos e nulos somam 13,4%, enquanto 11,4% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 1.800 pessoas entre 10 e 13 de setembro. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) sob o número MG-02321/2018, e o nível de confiança é de 95%.
Em alta
Cinco candidatos registraram aumento no índice de intenções de voto entre o público mineiro em comparação com a última pesquisa, realizada pelo instituto DataTempo/CP2 em agosto. Bolsonaro cresceu 7,1 pontos percentuais. Haddad subiu 6,6 pontos percentuais, o que o levou do quinto lugar para o segundo. Ciro ampliou a vantagem em 2,8 pontos percentuais. Todos os registros estão acima da margem de erro. Amoedo cresceu 1,7 ponto percentual, e Meirelles, 1,2.
Em queda
Marina, Alckmin e Álvaro Dias apresentaram queda na intenção de votos dos mineiros. A candidata da Rede despencou 6,9 pontos percentuais na comparação entre os dois estudos. Já o tucano reduziu 0,8 ponto percentual, enquanto o candidato do Podemos reduziu 0,6 ponto.
Segundo turno
A pesquisa também simulou diferentes cenários de segundo turno para os eleitores mineiros fazerem sua escolha. Enquanto Ciro Gomes lidera ante todos os adversários, Fernando Haddad perde em todas as simulações. Jair Bolsonaro ainda tem a preferência dos mineiros contra Marina Silva e Geraldo Alckmin.
Rejeição
Com relação à pergunta “em quem você não votaria de jeito nenhum?”, Bolsonaro lidera a resposta dos mineiros, sendo o nome indicado por 21,2% dos eleitores. Em seguida está Marina com 11,4% de rejeição. Haddad é recusado por 11,3% dos eleitores. Alckmin tem o não de 9%, enquanto Ciro possui 7,8%.