A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) definiu nesta quinta-feira (16) os integrantes das 21 comissões permanentes para os dois últimos anos da atual legislatura. As deliberações foram realizadas durante a reunião ordinária desta quinta, restando agora a cada colegiado eleger os presidentes e vice-presidentes de cada grupo. Dos cinco deputados estaduais eleitos com domicílio eleitoral em Juiz de Fora, apenas Lafayette Andrada (PSD) não irá integrar uma comissão. Isto porque o parlamentar integra a Mesa Diretora, onde exerce a função de 1º vice-presidente, o que regimentalmente inviabiliza tal indicação. Os quatro restantes – Antônio Jorge (PSB), Isauro Calais (PMDB), Márcio Santiago (PR) e Noraldino Júnior (PSC) – ocuparão um total de cinco cadeiras titulares e quatro suplentes.
Isauro, contudo, é o único a garantir a titularidade em mais de uma comissão e desempenhará papel efetivo nos colegiados permanentes destinados à discussão relacionadas à Agropecuária e Agroindústria e à Constituição e Justiça. O parlamentar ainda será suplente na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. Outro que conseguiu três indicações foi Márcio Santiago, que será membro efetivo da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas e suplente na de Saúde e Segurança Pública.
Noraldino será titular na Comissão de Direitos Humanos e suplente na Defesa do Consumidor e do Contribuinte. Já Antônio Jorge afiançou apenas uma indicação e será colega de Márcio Santiago como membro efetivo da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas. Na prática, o deputado do PPS afiançou espaço no colegiado do qual foi presidente desde o início de seu mandato, em 2015.
Os demais colegiados que não contam com deputados de Juiz de Fora entre titulares e suplente tratam dos seguintes temas: Administração Pública; Assuntos Municipais e Regionalização; Cultura; Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Desenvolvimento Econômico; Educação, Ciência e Tecnologia; Esporte, Lazer e Juventude; Fiscalização Financeira e Orçamentária; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Minas e Energia; Participação Popular; Redação; Trabalho, da Previdência e da Assistência Social; e Transporte, Comunicação e Obras Públicas.