Vereadores aprovaram na primeira reunião do período legislativo, nesta quinta-feira (16), a realização de duas audiências públicas para discutir o reajuste do funcionalismo público municipal. Uma delas é de autoria do vereador Roberto Cupolillo (Betão-PT), prevista para amanhã, às 14h, enquanto a outra, de autoria do novo líder do Governo, Julio Gasparette, foi marcada para o dia 21, terça-feira.
A Prefeitura de Juiz de Fora enviou ainda uma mensagem à Câmara Municipal propondo o reajuste com aplicação do IPCA de janeiro a junho de 2016, justificando a Lei das Eleições para o cálculo do índice. O envio do projeto de lei ao legislativo provocou a ira dos sindicalistas, que classificaram a ação do Executivo como um golpe nos direitos dos trabalhadores.
Segundo o presidente do Sinserpu, Amarildo Romanazzi, a PJF já afirmou que não irá participar da audiência desta sexta, que contará com a presença do advogado que emitiu um parecer afirmando que o reajuste que considera os últimos 12 meses tem o amparo constitucional e não anula o artigo 73 da lei das eleições. “Nós vamos derrotar essa mensagem em assembleia da categoria amanhã às 10h. A Prefeitura está fugindo do debate”, disse.