Nas eleições proporcionais que vão definir os 19 ocupantes da Câmara Municipal na próxima Legislatura, 584 candidatos brigam pelas cadeiras em jogo, o que representa uma concorrência de 30 concorrentes por vaga. Ao todo são 27 partidos na disputa com chapas puras. As marcas também são recordes. Quando se considera o eleitorado, é possível afirmar que a Juiz de Fora tem um candidato a vereador para cada 700 eleitores aptos a manifestar seus votos.
Assim como na disputa pela Prefeitura, o cenário também parece em aberto. Isto porque as mudanças nas regras eleitorais, que, por exemplo, resultaram no fim das coligações partidárias na disputa por cargos legislativos e também mudança no cálculo de sobras para distribuição das cadeiras, provocam um clima de incerteza sobre possíveis favoritos.
O novo formato também gera a expectativa de que haja uma maior renovação na Casa, reduzindo portanto o número de vereadores reeleitos e também em um aumento no número de partidos representados no Poder Legislativo municipal. Há quatro anos, após apuração das urnas, dez partidos elegeram vereadores para Câmara de Juiz de Fora. Sem as coligações, a expectativa é de que esse número possa ser maior agora.
Renovação
Com relação à renovação dos ocupantes do Poder Legislativo, ela já acontecerá automaticamente em três cadeiras. Três dos atuais vereadores não vão tentar a reeleição. É o caso da vereadora Ana Rossignolli (Patriota), que abriu mão de disputar mais um mandato para apoiar a candidatura de seu filho, Júlio César Rossignolli (Julinho, Patriota). Na mesma situação estão os vereadores Júlio Obama Jr. Podemos), que abriu mão de tentar a reeleição e é candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela deputada estadual Sheila Oliveira; e Kennedy Ribeiro (PV), vice-prefeito na chapa da deputada federal Margarida Salomão, que disputa a prefeitura pela quarta vez.
Assim dos atuais legisladores, 16 tentarão a reeleição: Adriano Miranda (PRTB), André Mariano (PSL), Antônio Aguiar (DEM), Cido Reis (PSB), Carlos Alberto Mello (Casal, PTB), Vagner de Oliveira (PSB), João Coteca (PL), José Fiorilo (PL), José Márcio (Garotinho, PV), Juraci Scheffer (PT), Luiz Otávio Coelho (Pardal, PSL), Marlon Siqueira (PP), Nilton Militão (PSD), Rodrigo Mattos (Cidadania), Wagner França (Cidadania) e Wanderson Castelar (PT).
A lista de candidatos à Câmara tem ainda oito ex-vereadores que tentam retornar a câmera. São eles: Antônio Martins (Tico Tico, PTB), Aparecido de Jesus (Cidão, PV), Carlos Bonifácio (PTB), Chico Evangelista (Podemos), Francisco Canalli (PSL), João do Joaninho (Patriota), Jucelio Maria (PSB) e José Emanuel (PSC). A relação traz também o nome do ex-vice-prefeito Sérgio Rodrigues (DEM).