O senador Antonio Anastasia (PSDB) apareceu em primeiro lugar na disputa pelo Governo de Minas, com 24% das intenções de votos do eleitorado, conforme a pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 8 e 11 de agosto em todas as regiões do estado. O desempenho mostra uma vantagem de 7,1 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, o atual governador Fernando Pimentel (PT), que obteve 16,9%. A distância entre os dois concorrentes está acima da margem de erro da amostragem, que é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB) aparece em terceiro lugar, com 9,1%. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pelo jornal “O Tempo”.
Os eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou que dizem não ter interesse em votar em ninguém somam 27,4%. Já aqueles que não souberam ou não responderam corresponderam a 16,7%.
A pesquisa é estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados. Romeu Zema (Novo) aparece em quarto lugar no levantamento, com 2,5% das intenções de votos. Em seguida estão João Batista Mares Guia (Rede), com 1,5%; Dirlene Marques (PSOL) com 1,2%; Claudiney Dulim (Avante), com 0,5%; e Jordano Carvalho (PSTU), com 0,2%.
Considerando a margem de erro, se as eleições fossem hoje, Anastasia teria entre 21,7% e 26,3% dos votos. Pimentel ficaria entre 14,6% e 19,2%, Lacerda oscilaria de 6,8% a 11,4%, e os demais candidatos estariam tecnicamente empatados.
A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora e ouviu 1.822 pessoas. O nível de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número MG-03222/2018.
Segundo turno
A pesquisa DataTempo/CP2 simulou vários cenários para o segundo turno das eleições, e o candidato tucano venceria todos os adversários. Na disputa com Pimentel, somaria 38,2% contra 24,4% do petista. Votos brancos ou nulos e eleitores que justificariam a ausência chegariam a 30,7%. O percentual de quem não soube ou não respondeu é de 6,8%.
Na simulação de segundo turno entre Anastasia e Márcio Lacerda, o senador alcançaria 40,4% dos votos ante 17,3% do concorrente. Brancos, nulos e justificativas somariam 33,8%. Já os que não souberam ou não responderam a pesquisa neste cenário são 8,5%.
O embate mais acirrado é na disputa entre Pimentel e Lacerda. O atual governador teria 29,6% dos votos contra 23,5% do ex-prefeito de Belo Horizonte. Nesta situação hipotética, os brancos, nulos e os eleitores que pretendem justificar somam 38,7% dos votos. Os que não sabem ou não responderam são 8,2%.
Vantagem
Esta é a terceira pesquisa que mostra vantagem de Antonio Anastasia na corrida pelo Governo de Minas Gerais. Conforme publicado pela Tribuna , o candidato liderou o primeiro estudo DataTempo/CP2, realizado entre 15 e 18 de julho. Outro estudo feito pela MDA Pesquisa, contratado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e realizado entre os dias 26 e 29 de julho, também apontaram o tucano como preferência do eleitorado mineiro.