Professores da UFJF e do IF Sudeste MG promovem, na manhã deste domingo, o ato “Arte pela educação: contra o desmonte do ensino médio”, no campus da universidade. A mobilização será realizada próximo ao jardim sensorial, das 10h às 13h, com intervenções artísticas, música, poesia, teatro, dança e atividades específicas para crianças. A ação dos docentes compreende a defesa da educação pública, contra a medida provisória 746, que tramita no Congresso e prevê mudanças no ensino médio. Participam do ato a Companhia Til de teatro, do Colégio de Aplicação João XXIII, e alunos da Oficina Lúdica da Faculdade de Educação Física (Faefid).
Na última quinta, o Fórum de Licenciaturas da UFJF divulgou uma manifestação de repúdio à MP 746, afirmando que ela representa um retrocesso e precariza a oferta do ensino médio em todo o Brasil. A medida provisória 746 reestrutura e flexibiliza o currículo comum obrigatório do ensino médio no país e gerou polêmica quando o Governo anunciou que acabaria com a imposição de disciplinas, como sociologia, filosofia, educação física e artes.
Entidades educacionais de todo o país vêm se manifestando contra o dispositivo, considerando-o autoritário, por não ser desenvolvido em um amplo debate com especialistas da área da educação. A PEC ainda prevê a ampliação da carga horária letiva, sem previsão de suporte financeiro para todas as escolas e a possibilidade de atuação como docentes de profissionais reconhecidos pelos sistemas de ensino como de “notório saber”.