Site icon Tribuna de Minas

Indicado para equipe de transição de Lula, Martvs das Chagas segue na PJF

Martvs Chagas explica que, até o dia 20, serão desenvolvidas mais de 40 ações, como atividades cultuais, rodas de conversa, apresentações e simpósios. (Foto: Leonardo Costa)

PUBLICIDADE

Secretário de Planejamento do Território e Participação Popular (SEPPOP) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Martvs Chagas foi indicado para compor a equipe de transição do futuro Governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (10) pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Martvs vai compor o grupo técnico escalado para discutir ações voltadas para a promoção da igualdade social pelos próximos quatro anos. Em contato com a Tribuna, ele afirmou que a indicação não implicará em um afastamento de suas atividades na PJF.

“Quero conversar com meus colegas. A gente ainda não se reuniu. Estávamos aguardando o anúncio. Mas a ideia é que a gente possa trabalhar de maneira remota e, havendo necessidade, uma vez ou outra, uma reunião presencial. O nosso papel nesse momento é fazer um diagnóstico, o levantamento de dados e projeções de planos de curto, médio e longo prazo”, afirmou Martvs. A possibilidade da indicação de Martvs já havia sido antecipada pela Tribuna. No último dia 5, conforme informações de O Globo, o jornal trouxe a informação de que o nome do secretário da PJF integrava uma carta assinada por dirigentes negros e negras de nove partidos aliados ao PT, documento que defendia maior representatividade na equipe do futuro Governo.

PUBLICIDADE

“Fico muito feliz. Então, quero primeiro agradecer, tanto às pessoas que me indicaram como também ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, que é o coordenador da equipe de transição. Quero dizer também que nós já iniciamos os nossos trabalhos. Estamos fazendo os levantamentos das informações necessárias e fazendo um diagnóstico das ações necessárias para fazer com que a participação das pessoas negras no Governo seja maior. Eu entendo que o grupo de igualdade racial não vai se restringir a tratar das políticas de promoção da igualdade social em um único ministério. Entendo que nós vamos ter que abarcar todos aqueles ministérios estratégicos e mais importantes, que dialogam diretamente com a questão racial.”

Cabe lembrar que Martvs das Chagas já desenvolveu papel de destaque nas discussões relacionadas à promoção da igualdade racial na esfera federal. Durante a primeira passagem de Lula pela Presidência da República, entre 2003 e 2010, ele chegou a desempenhar o comando da Secretária Nacional de Ações Afirmativas e do Ministério de Promoção da Igualdade Racial. Novamente chamado a contribuir, o secretário da PJF diz que o momento é de retomada dos trabalhos desenvolvidos durante as gestões petistas.

PUBLICIDADE

Ministério de Igualdade Racial na pauta

“O primeiro passo é fazer um levantamento. O nosso trabalho, atendendo a uma designação do presidente Lula, vai ser reconstruir o Ministério da Igualdade Racial. Essa é a linha básica. Mas sem deixar de trabalhar transversalmente com diversos ministérios. A leitura que a gente faz é que, realmente, essas políticas foram sucateadas e foram deixadas de lado. Políticas de direitos humanos, políticas das mulheres, de igualdade racial… Isso foi completamente deixado de lado desde o golpe para cá”, avalia Martvs das Chagas, fazendo alusão ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016.

Para ele, todavia, a retomada dependerá de esforços diversos. “O trabalho vai ser muito árduo no sentido de reconstruir algo que estava embrionariamente sendo feito. Porque, para atender essa demanda histórica de um país que teve 350 anos de escravidão, é muito difícil fazer isso com o estágio atual que nós temos. É um desafio, que o Governo do presidente Lula vai estar à altura de superar.” Martvs das Chagas ressaltou ainda a preocupação de envolver a sociedade civil nos debates, já nas discussões a serem travadas nos trabalhos de transição. “Uma coisa que é muito importante: nós vamos envolver a sociedade civil nesse debate. Então, a nossa ideia é fazer uma série de conversas, reuniões, seminários, envolvendo a sociedade civil, para que ela nos aponte qual é o melhor caminho a ser seguido.”

PUBLICIDADE

Histórico
Desde 2021, Martvs é titular da SEPPOP. Ele é consultor em Gestão Social junto à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Foi diretor de Fomento na Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura e exerceu os cargos de secretário nacional de Ações Afirmativas e de ministro de Promoção da Igualdade Racial na gestão anterior de Lula. Também é secretário nacional de Combate ao Racismo do PT. Além de Martvs, também integram o grupo de trabalho vocacionado para a promoção da igualdade racial da equipe de transição do futuro Governo Lula os seguintes nomes: Nilma Mino Gomes, ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; Givânia Maria Silva; Douglas Belchior; Thiago Tobias; Ieda Leal; e Preta Ferreira.

Exit mobile version