A Câmara Municipal de Juiz de Fora lançou, nesta sexta-feira (8), o projeto “Câmara responde: fato ou fake”, em meio às comemorações de seus 169 anos de história. Trata-se de um serviço contínuo com o intuito de combater a disseminação de notícias falsas envolvendo a vida política da cidade, por meio das redes sociais do Poder Legislativo.
“O serviço tem caráter permanente e colocará os servidores do setor de Comunicação empenhados em divulgar informações verídicas e checadas sobre o que é dito no cotidiano político de Juiz de Fora”, diz a Câmara sobre a iniciativa. No lançamento do projeto, o jornalista Marcos Losekann ministrou uma palestra sobre o papel do jornalista no combate à desinformação.
Salário dos vereadores e reforma do telhado
Até este sábado, duas postagens no âmbito do programa já foram publicadas. Uma desmente a informação de que os vereadores recebem 14º e 15º salários; outra confirma que o telhado do Palácio Barbosa Lima, sede da Câmara, passou por reformas recentemente.
Sobre o suposto pagamento de 14º e 15º salários aos vereadores, a Câmara reforçou que “a Lei 12.761 de 2013 proíbe o pagamento dos benefícios do 14º e 15º salários aos parlamentares”. “O pagamento chegou a ser autorizado pelo Tribunal de Justiça, mas foi revogado, por unanimidade, pelo Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora, colocando um fim ao benefício”, diz a publicação.
Sobre as obras no telhado do Palácio Barbosa Lima, o Poder Legislativo afirma que as intervenções aumentam a segurança do prédio. “A cobertura estava com telhas danificadas, a manta de impermeabilização e as calhas metálicas comprometidas. Os danos provocavam infiltrações e aumentavam o risco de acidentes com a rede elétrica. Com a obra, a situação foi revertida”, diz a Câmara.
Como participar
Os juiz-foranos poderão solicitar a checagem por meio dos canais de relacionamento da Câmara Municipal: pela página Câmara Municipal de Juiz de Fora pelo Facebook; pelo Instagram @camaramunicipaljf; ou pelo e-mail: assessoriacmjf@gmail.com.