Site icon Tribuna de Minas

Sheila e Wilson terão maiores tempos de TV e rádio

Wilson e Sheila terão o maior tempo para apresentar suas propostas

PUBLICIDADE

 

A Justiça Eleitoral confirmou, nesta terça-feira (6), à Tribuna, o plano de mídia dos onze candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para o horário eleitoral gratuito em emissoras de TV e rádio. Preparem-se, ávidos leitores: a propaganda eleitoral começa já na próxima sexta-feira (9) e se estende até 12 de novembro. O tempo diário de programa eleitoral gratuita das candidaturas, bem como o número de inserções ao longo da grade dos veículos de comunicação foram definidos, na última sexta-feira, em reunião entre representantes de cada um dos postulantes ao Executivo e da 152ª Zona Eleitoral de Juiz de Fora. Conforme já divulgado no último domingo pela Tribuna, a coligação “Sim para Juiz de Fora”, encabeçada pela deputada estadual Sheila Oliveira (PSL) terá o maior tempo diário, e, consequentemente, o maior número de inserções, seguida, respectivamente, pelas coligações “Juiz de Fora é meu amor”, do empresário Wilson Rezato (PSB), “Nossa cidade em boas mãos”, da delegada licenciada da Polícia Civil Ione Barbosa (Republicanos), e, por fim, pela composição “Juiz de Fora vale a pena”, da deputada federal Margarida Salomão (PT).

PUBLICIDADE

O horário eleitoral gratuito, transmitido de segunda a sábado, é distribuído de duas maneiras ao longo da grade de programação das emissoras de TV e rádio. A propaganda eleitoral será veiculada em dois blocos diários contínuos de dez minutos cada. No rádio, o horário eleitoral gratuito será transmitido das 7h às 7h10 e, posteriormente, de meio-dia até 12h10; já na TV, das 13h às 13h10 e, depois, das 20h30 às 20h40. Além dos blocos contínuos de dez minutos, serão reservados outros 70 minutos ao longo da programação diária dos veículos de comunicação para inserções das 5h à meia-noite – sendo, neste último caso, na proporção de 60% para candidatos a prefeito e 40% para candidatos a vereador. No segundo turno, contudo, o tempo total cairá para 25 minutos.

Diariamente, a candidata Sheila Oliveira (PSL), que encabeça uma coligação com Progressistas (PP), PTB, MDB, Podemos, Solidariedade e Patriota, terá 13 minutos e 42 segundos para as inserções ao longo da programação das emissoras de TV e rádio. Ao todo, o número de inserções diárias deve ser de, aproximadamente, 27, já que cada uma tem 30 segundos. Sheila também terá mais três minutos e 15 segundos em cada um dos blocos diários de dez minutos.

PUBLICIDADE

Já Wilson Rezato (PSB) aparece como o segundo candidato com maior tempo de horário eleitoral gratuito, com 11 minutos e 32 segundos por dia, totalizando 23 inserções diárias, e, ainda, outros dois minutos e 44 segundos em cada um dos dois blocos diários de dez minutos. Junto a Sheila, Wilson é o único candidato que tem tempo diário de inserções superior a dez minutos. A coligação “Juiz de Fora é meu amor” é composta por Cidadania, Democratas, PL e PSD. No entanto, o tempo de Wilson nos blocos, por exemplo, pode ser acrescido em 34 segundos, referentes ao PDT, já que, na divisão, em meio ao imbróglio entre a Executiva nacional e a Executiva provisória municipal dos trabalhistas, a sigla está vinculada à coligação encabeçada por Ione Barbosa.

E é justamente Ione Barbosa (Republicanos) a terceira candidata com o maior tempo de TV e rádio, com sete minutos e 33 segundos para inserções, mais um minuto e 47 segundos em cada um dos blocos. A estimativa é de que o tempo para inserções seja distribuído em 15 peças diárias ao longo da programação das emissoras. A coligação encabeçada pela delegada licenciada da Polícia Civil tem, além do próprio Republicanos, o PDT e o PSDB. A Justiça Eleitoral tem até 26 de outubro, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para julgar se o PDT permanecerá na coligação de Ione, ou, então, se irá para a de Wilson, como pleiteia a Executiva nacional.

PUBLICIDADE

Depois de Ione, a deputada Margarida Salomão (PT), pela quarta vez na corrida, ficará com o quarto maior tempo diário: cinco minutos e 14 segundos, o que equivale a dez inserções diárias, além de outras duas de um minuto e 14 segundos para cada um dos blocos. Apenas o PV compõe a coligação encabeçada por Margarida.

Quatro candidatos não têm tempo algum

Os servidores públicos federais Fernando Elioterio (PCdoB) e Lorene Figueiredo (PSOL) aparecem logo atrás de Margarida Salomão, com um minuto e 23 segundos cada de tempo diário de TV e rádio. Ambos terão aproximadamente três inserções diárias ao longo da programação, sendo uma inserção de 19 segundos em cada um dos blocos diários. Ao passo que a chapa encabeçada por Elioterio tem apenas o PCdoB – que, depois de não atingir a cláusula de barreira nas eleições gerais de 2018, incorporou o Partido Pátria Livre (PPL) para superar o mecanismo -, a coligação “Por uma Juiz de Fora solidária”, de Lorene, é formada ainda pelo PCB.

PUBLICIDADE

A composição com o menor tempo diário de rádio e TV é “O povo em primeiro lugar”, cujo candidato a prefeito é o advogado Marcos Ribeiro (Rede). A chapa, que conta ainda com o Avante, terá apenas um minuto e nove segundos diários, o que equivale a, no mínimo, duas inserções diárias. Nos blocos diários de dez minutos, Ribeiro terá apenas 16 segundos em cada, sobrando 37 segundos para demais inserções.

Dos onze postulantes ao Executivo municipal, quatro não terão tempo algum de TV e rádio, justamente pelos respectivos partidos não terem atingido a cláusula de barreira em 2018: o pastor Aloízio Penido (PTC), o engenheiro Eduardo Lucas (DC), o general reformado do Exército Marco Felício (PRTB) e a servidora pública Victória Mello (PSTU).

Sobras
No cálculo de divisão dos horários dos blocos de dez minutos, o tempo de sobra de cada um dos grupos foi de seis segundos, que será dividido entre os sete candidatos à PJF. Já na sexta, por exemplo, primeiro dia de propaganda, Sheila ficará com os seis segundos de sobra, uma vez que, conforme a ordem sorteada pela Justiça Eleitoral, a peça eleitoral da deputada será a última a ser veiculada. No entanto, no sábado, como a propaganda de Fernando Elioterio será a última a ser transmitida, a sobra ficará com o servidor público federal, ou seja, a cada dia, um dos candidatos fará proveito do acréscimo de seis segundos.

Exit mobile version