A nomenclatura “Setembro Alemão” pode ser incluída no calendário oficial do município de Juiz de Fora, em alusão à realização anual de eventos culturais da cultura alemã, que, tradicionalmente, acontecem na cidade sempre no mês de setembro. A inclusão é o tema de um projeto de lei de autoria do vereador Zé Márcio (Garotinho, PV).
O texto defende que a proposta busca “prestigiar e propiciar o conhecimento da cultura alemã em Juiz de Fora, através de festividades, palestras, seminários e de outras ações”. O projeto de lei ainda pretende autorizar a Prefeitura de Juiz de Fora a auxiliar nas ações naquilo que lhe for solicitado.
Na justificativa do projeto de lei, Garotinho lembra que “a comunidade alemã, presente em Juiz de Fora desde 1858, criou raízes no bairro Borboleta, região Oeste do município, tendo como uma característica predominante entres seus habitantes a raiz germânica oriunda dos primeiros moradores da região”
“Hoje, (os integrantes da comunidade alemã) lutam na preservação de hábitos e costumes para que mantenham viva a história e memória de seus antepassados, como a Deutsches Fest – Festa Alemã, que reúne cultura, gastronomia, artesanato e danças folclóricas”, afirma o parlamentar.
Vale lembrar que a edição 2022 da Festa Alemã começa nesta terça-feira (6). O evento é patrimônio cultural de Juiz de Fora, através da Lei n° 12.621, de julho de 2012, que declara a festa de tradições alemãs como de utilidade pública, para fins de registro e efeito de proteção e preservação, como bem constitutivo da cultura colonizadora na memória urbana da cidade.
O projeto de lei iniciou tramitação na Câmara no último dia 24 de agosto. O texto ainda será analisado pelas comissões temáticas da Casa, antes de reunir condições de ser votado em plenário.