O vereador Roberto Cupolillo (Betão,PT) protocolou, na semana passada, um projeto de lei que pretende assegurar acesso gratuito a menores de 12 anos acompanhados por pais ou responsáveis legais em eventos esportivos realizados em Juiz de Fora. Após a entrega da documentação, a proposição inicia tramitação formal a partir da leitura do dispositivo em plenário, o que deve acontecer nesta sexta-feira, quando terão início as sessões ordinárias do mês de fevereiro. Caso aprovada pela Câmara, a proposta define ainda que 5% da capacidade de público dos estádios, ginásios e arenas sejam reservadas para o atendimento da gratuidade sugerida pelo petista.
Na justificativa do projeto, Betão afirma que a prática da gratuidade para menores de 12 anos já vem sendo, de forma esporádica, praticada na cidade nas partidas de futebol envolvendo clubes locais como Tupi, que disputa o Campeonato Mineiro e a Série C do Campeonato Brasileiro, e Tupynambás, de volta ao Módulo II do torneio estadual. “(Tupi e Tupynambás) realizaram a gratuidade que trata a lei em algumas de suas partidas, o que foi bem recebido pela população e ajudou a criar um vínculo destes beneficiários com o esporte local.
Para o vereador, a falta de uma legislação municipal regulamentando a gratuidade para menores de 12 anos em eventos esportivos na cidade deixa a prerrogativa “a critério dos organizadores dos eventos, ou seja, prejudicando o hábito de crianças e jovens comparecerem regulamente aos eventos esportivos na cidade”.