Novo secretário municipal de Saúde, Ivan Chebli foi empossado na tarde desta sexta-feira (4). Ele assume a função no lugar da agora ex-secretária Ana Pimentel. A posse de Chebli ocorreu em tom de transição, contando com a participação de Ana e também da prefeita Margarida Salomão (PT). Em uma breve fala, o novo titular da Secretaria de Saúde elogiou a equipe montada por sua antecessora e afirmou que o grande desafio será avançar nos esforços para universalizar e melhorar o atendimento da saúde pública municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O Sistema Único de Saúde é uma arquitetura institucional fantástica, mas não garantiu, e todos nós sabemos disso, universalidade e integralidade. Temos, então, o desafio de, se não resolver, minimizar o sofrimento e o desconforto do povo”, afirmou Ivan Chebli. Assim, a sinalização foi de sequência do trabalho que já vinha sendo realizado desde o início da atual gestão, em janeiro de 2021, cenário que foi confirmado, inclusive, pelas palavras da prefeita Margarida Salomão.
A prefeita fez questão de agradecer Ana Pimentel e reforçou que a sua saída se deu a pedido da agora ex-secretária. “Eu quero agradecer a ela pelo tremendo trabalho que fez nesse primeiro ano da nossa gestão, enfrentando a pandemia, que era um desafio inédito, e mitigando os seus efeitos através da vacinação. Esse trabalho extraordinário requereu muita coragem e muita competência. Em seu lugar, entra o dentista e advogado Ivan Chebli, histórico militante do SUS, que já compunha a equipe da Secretaria de Saúde. Portanto, a sua chegada não estabelece nenhuma descontinuidade”, disse Margarida.
A prefeita ainda manifestou confiança no trabalho do novo secretário municipal de Saúde. “Ivan, que é um companheiro das nossas lutas, vai certamente, com a sua experiência, com a sua competência e com a sua dedicação, fazer com que nós possamos, na nossa cidade, garantir a todos os cidadãos e a todas as cidadãs a melhor saúde possível.”
Ex-secretária é cotada para tentar uma vaga na Câmara dos Deputados
Ana Pimentel deixa o comando da pasta após um ano e um mês na função. Entre os principais desafios enfrentados pela agora ex-secretária esteve os momentos mais cruciais da pandemia do novo coronavírus e também o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, além de condições mais diversas, como a recente polêmica envolvendo questões relacionadas ao Canil Municipal.
“Tive a honra de ser convidada pela prefeita Margarida Salomão para comandar a Secretaria de Saúde no momento mais dramático das nossas vidas; na maior crise sanitária que nós já vivenciamos. Diante desse desafio assumido coletivamente, além de elaborarmos e enfrentarmos a pandemia com ações muito contundentes e com um trabalho muito pesado e cotidiano, nós também desenvolvemos ações estratégicas que serão, ao longo dos próximos meses e os próximos anos, anunciadas e apresentadas”, afirmou Ana Pimentel, em sua despedida do primeiro escalão da PJF.
A secretária agradeceu a toda a sua equipe pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 13 meses e desejou boa sorte a seu sucessor. “O nosso Governo é um Governo que trabalha junto. Nós fizemos a maior campanha de saúde pública dessa cidade, imunizando as pessoas desse município com rapidez, com técnica, com cuidado, o que se tornou a marca do nosso compromisso com a cidade. A imunização permite que a gente tenha um outro quadro sanitário na cidade e nos orgulha”, afirmou Ana Pimentel.
Eleições
Desde o ano passado, o nome de Ana Pimentel vem sendo especulado como uma possível candidata a deputada federal pelo PT, cargo exercido pela atual prefeita Margarida Salomão até dezembro de 2020. Para disputar a eleição, Ana Pimentel deveria se desincompatibilizar do comando da Secretaria de Saúde até abril, saída que acabou antecipada. Segundo palavras da prefeita Margarida Salomão, a exoneração da ex-secretária ocorreu exclusivamente por conta de seu projeto político.
“Minha posição anunciada desde o início do nosso Governo é de que eu não inibiria ninguém se desejasse ser candidata ou candidato. Mas que, quem assim o desejasse, deveria, ao anunciar essa intenção, deixar o Governo. Por essa razão, e exclusivamente por essa razão, é que, com muita pena, acolho o pedido de exoneração da secretária Ana Pimentel”, pontuou Margarida, que agradeceu publicamente ao trabalho da ex-secretária.