Ciro Gomes (PDT) disputaria o segundo turno ao lado de Jair Bolsonaro (PSL) se as eleições fossem hoje, conforme pesquisa eleitoral divulgada nesta segunda-feira (3) pelo BTG Pactual. O estudo testou dois cenários, um com a presença do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito e outro sem ele. O ex-presidente teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta (31). Registrada no TSE sob o número BR-01057/2018, a pesquisa ouviu duas mil pessoas, por telefone, entre os dias 1º e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Sem Lula concorrendo e com Fernando Haddad como cabeça de chapa do PT, Bolsonaro teria 26% dos votos e Ciro alcançaria 12%, o que levaria os dois candidatos ao segundo turno. Marina Silva (Rede) aparece em terceiro lugar na pesquisa com 11% da preferência dos eleitores. Em seguida estão Geraldo Alckmin (PSDB) com 8%, Haddad (PT) com 6% e João Amoêdo (Novo) com 4%. O estudo não criou simulações para prováveis disputas do segundo turno.
Mesmo após ter o registro de candidatura negada, Lula lidera a pesquisa quando tem o nome incluído na disputa eleitoral. Neste cenário, o petista conta com 37% dos votos contra 26% de Bolsonaro. Ciro aparece em seguida com 7% e Alckmin com 6%. Marina cai duas posições ficando em quinto lugar com 5% da preferência. Amoêdo se mantém com 4%.