Site icon Tribuna de Minas

Projeto de lei traz regras para transporte sanitário de pacientes em JF

PUBLICIDADE

Um projeto de lei de autoria do vereador Dr. Antônio Aguiar (União) pretende autorizar a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) a disponibilizar transporte sanitário para pacientes que necessitam de serviços de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, fisioterapia, consultas e exames especializados e revisão de cirurgia “a ser realizado por ambulâncias ou outros veículos autorizados”.

A proposição iniciou tramitação na Câmara Municipal no último dia 7 e segue trâmite na Câmara Municipal. Segundo o texto do projeto de lei, a definição do tipo de transporte será determinada por circunstâncias como a natureza do atendimento, o quadro clínico do paciente ou a recomendação médica, ficando sua execução a cargo da Secretaria Municipal de Saúde.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o dispositivo, o transporte sanitário se divide em tipos, como o transporte básico de urgência, que é a remoção em situação que requeira assistência rápida, no menor tempo possível, porém, sem risco de vida; e o transporte ambulatorial intramunicipal, em que o paciente necessita atendimento ambulatorial básico ou especializado dentro do município.

Por fim, o transporte para tratamento especializado é aquele dispensado ao paciente que necessita de tratamento especializado complementar, ofertado em unidades localizadas dentro do município, compreendendo os serviços de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e outros.

PUBLICIDADE

A rotina de agendamento e transporte será supervisionada pela Gerência de Transporte para o caso de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia, e pela Subsecretaria de Redes Assistenciais para o transporte de pacientes acamados, conforme o texto.

Exit mobile version