Site icon Tribuna de Minas

Secretário estadual trata aquisição da vacina Sputnik com pessimismo

PUBLICIDADE

O Governo de Minas Gerais tem dificuldades para efetivar a compra da vacina Sputnik para reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado. Em coletiva à imprensa nesta sexta-feira (23), o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti, revelou a dificuldade da produtora russa em entregar as vacinas no prazo preconizado, que vai até o final deste mês de julho. Caso a entrega não seja viabilizada no prazo, a Administração estadual vai cancelar a aquisição.

O Governo estadual solicitou autorização para importar doses de Sputnik à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em junho, obtendo a liberação. Entretanto, ainda não foram finalizadas as tratativas com o Fundo Soberano Russo e o cálculo da SES-MG é que a compra só valerá a pena se as vacinas estiverem disponíveis até o final da próxima semana. “No Nordeste, que tem o contrato anterior ao nosso, estamos percebendo certa dificuldade na entrega das doses. Caso não consigamos trazer o mais rapidamente possível, perde a necessidade, uma vez que nosso calendário está avançando bem. Mas estamos ainda em tratativas”, afirma Baccheretti.

PUBLICIDADE

A fala pessimista do secretário, citando a possibilidade de “cancelamento dessa operação”, ocorre apenas uma semana após o governador Romeu Zema (Novo) se pronunciar no sentido contrário. Durante visita a Juiz de Fora, o chefe do Executivo demonstrou otimismo, chegando a afirmar que o Governo estava em “tratativas finais” para a aquisição do imunizante.

Retorno das cirurgias eletivas

O secretário Fábio Baccheretti também confirmou a decisão pelo retorno das cirurgias eletivas em hospitais mineiros, como havia sido anunciado pelo Governo estadual na quinta-feira (22). O retorno das operações acontecerá em hospitais que tenham ao menos 30 dias de estoque do kit entubação.

PUBLICIDADE

O titular da SES-MG ainda garantiu que os leitos dedicados ao tratamento da Covid-19 seguirão operando normalmente. Para regularizar a fila de cirurgias eletivas, que tem defasagem acumulada desde 2020, o Estado propõe turnos estendidos nos hospitais, com operações em horários alternativos e também aos finais de semana. “A nossa estratégia é retomar o máximo possível, com todos os cuidados obrigatórios dentro dos hospitais”, afirma Baccheretti.

Retomada do público aos estádios de futebol

PUBLICIDADE

O retorno dos torcedores aos estádios mineiros está liberado para acontecer após uma revisão nos protocolos do Minas Consciente. O secretário argumentou que o programa havia sido projetado em um cenário diferente do atual, quando ainda não havia vacinação ocorrendo no município. “Dessa forma, foi revisto o protocolo de eventos, incluindo esportes”, afirma.

Entretanto, pelo novo protocolo, para público acima de 600 pessoas, os torcedores presentes devem já estar imunizados contra a Covid-19. “Só será possível quem está vacinado com duas doses ou com dose da Janssen, ou se teve a doença confirmada há menos de três meses”, orienta Baccheretti.

PUBLICIDADE
Exit mobile version