Começou a ser emitido em Minas Gerais, nesta quarta-feira (1º), o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento agora permitirá o nome do uso social e da filiação afetiva, caso seja da vontade do condutor. O novo modelo está de acordo com o padrão internacional e todas as características do documento constam na Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O novo layout da carteira é predominado pelas cores verde e amarelo, e conta com inscrições em português, inglês e francês. No verso do documento, há uma tabela com desenhos dos veículos para que o condutor consiga identificar as categorias que está apto a conduzir. Além de um QR Code, que irá armazenar os dados do condutor, exceto a assinatura.
Os condutores também poderão acessar a versão eletrônica do documento através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). De acordo com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), não é necessário a substituição das carteiras válidas para o novo modelo. “A mudança para o novo modelo da CNH será gradual para os condutores que renovarem sua habilitação, solicitarem segunda via, adição de categoria, alteração de dados ou para quem tirar a carteira pela primeira vez”, explica o diretor do Detran, delegado Eurico da Cunha Neto.
Vale ressaltar que para inserir o nome social e a filiação afetiva, o motorista precisa realizar as alterações necessárias primeiro na identificação civil, que é feita pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais.
LEIA MAIS
Nova CNH: segurança contra falsificação
A nova Carteira Nacional de Habilitação conta com padrões de segurança contra falsificações, como o mapa do Brasil impresso com tinta de variação óptica, com DNA (elemento rastreável) da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Além de imagens secretas, hologramas e impressões reativas à luz ultravioleta. A nova CNH também passa a ter um código igual ao dos passaportes que permitirá o embarque internacional nos aeroportos, direto nos terminais de autoatendimento.
No novo modelo, os motoristas permissionários serão identificados com a letra “P” no canto superior direito, enquanto aqueles que já possuem a CNH definitiva, serão identificados com a letra “D”. No documento constará, em campo específico e de forma codificada, se o condutor exerce atividade remunerada e se possui restrições médicas.