Site icon Tribuna de Minas

Com mais de sete mil inscritos, congresso on-line de medicina esportiva promove doações ao HU

PUBLICIDADE
Unidades do HU de Juiz de Fora serão beneficiadas com todas as doações dos inscritos no congresso (Foto: Fernando Priamo)

Das 8h às 18h deste sábado (29) é realizado o V Congresso de Ortopedia e Medicina Esportiva (COME) e o I Congresso Multidisciplinar de Ciências do Esporte (Comuce). O evento já tradicional na área da saúde e do esporte ocorrerá pela primeira vez de forma on-line em virtude da pandemia de Covid-19, organizado em uma parceria da Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Medicina da UFJF (AAAFMUFJF) com as ligas acadêmicas de Ortopedia (LAORT) e de Medicina e do Exercício e do Esporte (LAMEXE), além da clínica ProSport e da W4meet.

Ao todo, mais de sete mil pessoas confirmaram presença virtual no evento gratuito, conforme o organizador do congresso e presidente da Atlética de Medicina da UFJF, Ramon Moreira. “Há quatro anos já fazemos o congresso físico. Como nesse ano não tinha essa possibilidade, e o evento já é gigante, não podíamos deixar ele morrer. Unimos as atléticas e as ligas para fazer tudo on-line”, explica. Além disso, a iniciativa ultrapassou a marca dos cem trabalhos científicos enviados para publicação. As inscrições seguem disponíveis até o dia do evento pelo site da AAAFMUFJF, com a possibilidade de os interessados realizarem doações que serão destinadas ao Hospital Universitário (HU) da UFJF.

PUBLICIDADE

A ideia de buscar auxílio financeiro surge em momento em que as necessidades das unidades do HU se mostram intensificadas, assim como de outros serviços médicos pelo país. Soma-se isto à maior busca das pessoas pela realização de atividades físicas, bem como de conhecimento científico por conta do consequente maior número de lesões.

Dinâmica

Conforme o organizador do congresso e presidente da Atlética de Medicina da UFJF, Ramon Moreira, as palestras, com início às 8h e pausa apenas para o almoço, serão divididas em cerca de 20 minutos cada, com mais de dez ministrantes confirmados, entre profissionais de destaque em todo o país.

PUBLICIDADE

É o caso, por exemplo de Paulo Muzy, médico ortopedista e fisiculturista, diretor médico da Federação Internacional de Culturismo e Fitness no Brasil (IFBB Brasil), especialista em Ortopedia e Traumatologia, além de Traumatologia Esportiva e em Medicina do Exercício e do Esporte. O juiz-forano Thiagus Petrus, capitão da seleção brasileira de handebol e jogador do Barcelona, será outro palestrante.

Segundo Ramon, serão moderadores de mesas redondas Samuel Lopes, graduado em Medicina pela UFJF, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e de Artroscopia e Trauma do Esporte, e Marcus Abreu, graduado em Medicina pela UFJF e pós-graduado em Medicina do Esporte pela Uningá, professor da UFJF e da Suprema.

PUBLICIDADE

Há participação prevista ainda de profissionais como o médico cirurgião ortopédico do Hospital Albert Einstein, Felipe Alloza, o psiquiatra do esporte, Helio Fádel, e o jornalista e treinador Alexandre Pussieldi.

Exit mobile version