A juiz-forana do Clube Bom Pastor, Lorena Evangelista Souza, 15 anos, foi convocada, pelo segundo ano consecutivo, para disputar o 23º Troféu Internacional Chico Piscina de Natação pela Seleção Mineira da modalidade, na categoria juvenil (15 e 16 anos). A vaga foi conquistada após a local estabelecer a melhor marca do ano em sua faixa etária na disputa dos 100m costas. O tempo de 01m10s13 quebrou o recorde do Campeonato Mineiro, em julho. O Troféu Chico Piscina também é válido como 30º Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto Juvenil e ocorre no município de Mococa (SP) entre os dias 11 e 14 de outubro.
Das oito atletas convocadas na categoria juvenil feminino, seis são do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, e um do Praia Clube, de Uberlândia. Apenas Lorena é de Juiz de Fora, mesmo se incluir a faixa infantil. A jovem é treinada pelo técnico Fernando Fernandes, o Nandão, que avaliou a nova conquista ao reiterar a evolução da nadadora.
“Ela é minha aluna há um ano e meio e sempre foi muito dedicada, focada nos treinos. Conseguiu, nesse período, melhorar seu tempo nos 100m costas de 1m15s para 1m08, seu melhor tempo nessa prova, pelo Campeonato Brasileiro Infantil do ano passado, onde ela ficou em terceiro lugar do Brasil, atrás de duas atletas de clubes expressivos, Flamengo e Corinthians”, conta o técnico.
Lorena diz que está tranquila diante deste desafio. “No ano passado, como foi minha primeira vez no Brasileiro, estava muito ansiosa, mas este ano estou muito confiante. Espero melhorar meus tempos e, consequentemente, conseguir uma medalha”, conta ela. Sobre a rotina intensa de treinamentos em relação à escola, a atleta diz que seu segredo é ser uma aluna muito atenta: “Presto muita atenção nas aulas, então não preciso estudar tanto assim”. Especialista no nado costas, Lorena diz que sempre teve facilidade no estilo, desde que começou a treinar com mais foco. “Já em 2013 ganhei minha primeira medalha de ouro no Campeonato Mineiro, justamente nos 100m costas”, relembra.