Manuela Ribeiro é figura carimbada na Seleção Brasileira paralímpica de base. Desde seus 15 anos, a nadadora juiz-forana representa o país nas piscinas, de Norte a Sul. E na sua primeira oportunidade fora do Brasil, durante o Para Swimming Open, que ocorreu na Argentina, durante o último fim de semana, Manu colocou as cores verde, amarela, azul e branca no segundo lugar mais alto do pódio na prova dos 400m livre, pela categoria S10.
Na prova que é sua especialidade, a nadadora do Clube Bom Pastor, de 19 anos, não só conquistou a medalha de prata, mas também melhorou seu recorde pessoal em quase 10 segundos, com o tempo de 5min34s64. Além dessa prova, a atleta representou o Brasil nos 50m e 100m livre, 100m costas e 100m borboleta.
“Entrei para a prova dos 400m livre bem confiante, pois a minha preparação foi muito boa, foi a que mais treinei. Eu já sabia que iria fazer um tempo abaixo do recorde anterior, porque já estava melhorando meus tempos nos treinos. Mas não esperava que fosse 10 segundos a menos”, conta Manu.
Segundo a jovem, o seu pensamento quando terminou a prova não era somente em medalha. “Quando eu olhei o placar com um tempo tão bom me veio uma emoção muito grande, já tinha ficado satisfeita. A prata foi apenas um símbolo para mim de um trabalho bem feito juntamente com o meu treinador, Álvaro Ferreira”, entende a atleta.
De volta a Juiz de Fora, Manu realiza treinos diários no Clube Bom Pastor e estuda junto com sua comissão técnica quais são as próximas competições do calendário que irá disputar.