Para voltar a vencer na competição após uma longa série de resultados negativos, a UFJF apresentou um bom volume de jogo desde os momentos iniciais do primeiro set. Após trocar pontos com os visitantes, os donos da casa imprimiram ritmo e conseguiram abrir vantagem no marcador. Com variação de jogadas, os locais foram para a primeira parada técnica na dianteira do placar (8 a 6). A diferença ficaria ainda maior com a boa passagem do ponteiro Sérgio pelo saque, o que deu tranquilidade ao time local para fechar o set em 25 a 17, após mais um erro de ataque dos visitantes.
Na volta do intervalo, os juiz-foranos mantiveram o ritmo e chegaram a abrir 3 a 0, mais uma vez, após boa passagem de Sérgio pelo saque. Os visitantes chegaram a igualar o marcador: 20 a 20, mas a Federal voltou a colocar a bola no chão, até fechar o set em 25 a 23, em ace de Sérgio. Em seguida, Montes Claros voltou melhor para o quarto set. Pela primeira vez, os visitantes foram para a parada técnica à frente, 8 a 6, após erro de saque dos locais. Dominando todas as ações do set, Montes Claros fechou de forma tranquila, por 25 a 17, após ataque pra fora de Sérgio.
Após o susto, a Federal voltou mais ligada. Novamente confiante, colocava a bola no chão valendo-se de boa variação ofensiva e consistência defensiva. Aos poucos, a vantagem no marcador tornava-se algo natural. A primeira vitória já estava madura quando a UFJF fez 16 a 10. Bastava manter os pés no chão e a bola no chão adversário. E foi o que fizeram os locais com um bom volume de jogo. Coube ao levantador Rodrigo fazer 25 a 15, em mais um belo ace dos donos da casa.