Motos e carros inscritos no 31º Pro Tork Ibitipoca Off Road participam esta sexta-feira (26) da vistoria feita pela Federação Mineira de Automobilismo e pela Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais. Os veículos serão avaliados a partir de 13h, no pátio da Faculdade Suprema, no Salvaterra. No dia seguinte, sábado, no mesmo local, acontece a largada, a partir de 7h, com destino a Conceição de Ibitipoca, localizado em Lima Duarte. Os pilotos de motos percorrerão em torno de 230 km, dependendo da categoria.
No domingo, a largada em Conceição de Ibitipoca será a partir de 6h30, com os pilotos fazendo o caminho de volta passando por Lima Duarte e chegando à Suprema, em Juiz de Fora. O percurso do segundo dia nas motos totaliza cerca de 200km.
Suspenso em 2020 em função das medidas de combate à pandemia da Covid-19, o evento deste ano deve reunir cerca de 530 motos em 19 categorias – as inscrições foram esgotadas com grande antecedência. Nos carros, restam poucas vagas, e as inscrições podem ser feitas através do site www.ibitipocaoffroad.com.br . Os organizadores esperam a participação que 50 duplas (piloto e navegador) preencham o grid.
Conforme um dos coordenadores da prova, Manoel Resende, o público vai poder acompanhar um grid com pilotos de ponta, tanto de motocicletas como de carros, com participação nos campeonatos mineiro e brasileiro. “São (pilotos) de destaque no Brasil inteiro. Estão liderando campeonatos.”
Um dos destaques do Ibitipoca Off Road é o piloto Bruno Crivilin, dez vezes campeão brasileiro, campeão do Red Bull Romaniacs, 3° lugar no Mundial 2020 – Cat. Júnior 1, 6° lugar no Mundial 2021 – Cat. E1 e três medalhas de ouro no Six Days. Em sua chegada nesta quinta a Juiz de Fora, Bruno se disse contente por finalmente poder participar da prova. “Tô muito contente! Tinha muitos anos que vinha trabalhando para conseguir participar do Ibitipoca, desde de 2015, mas sempre tinha algum evento e eu não podia estar.”
Os competidores, conforme Manoel, enfrentarão todo tipo de terreno: pedra, estrada lisa, poeira e lugares muito técnicos. A variedade de terrenos é uma das principais características da prova.
“Quem vai assistir o evento, quem vai assistir em algum ponto da trilha, vai ser muito legal, porque a disputa vai ser muito acirrada. E a chuva (prevista para o fim de semana) vai apimentar muito a prova e isso é um desafio para todo mundo.”
A premiação dos vencedores em todas as 19 categorias de motos e nas cinco categorias entre os carros será domingo (dia 28), às 19h, também na Suprema.