Site icon Tribuna de Minas

Brasileirão 2019 tem pontapé inicial neste sábado; baixe a tabela

PUBLICIDADE

O Campeonato Brasileiro de 2019 começa neste sábado para uma longa maratona de 380 partidas até dezembro, com direito a uma parada de três semanas para a realização da Copa América. A 17ª edição a ser disputada por pontos corridos vai distribuir aos seis primeiros colocados vaga na Copa Libertadores de 2020, presença na Copa Sul-Americana para quem terminar entre a 7ª e a 12ª posição, assim como vai rebaixar os quatro últimos na tabela de classificação. A Tribuna publica a tabela nas páginas 12 e 13 com as informações divulgadas até agora pela CBF (com dados completos da 1ª até a 9ª rodadas). Clique aqui para baixar o arquivo.

A competição terá novidades, como a presença inédita do árbitro de vídeo (VAR) em todas as partidas, adoção das novas regras do futebol já a partir da primeira rodada, assim como alteração nos direitos de transmissão das partidas e a limitação nas inscrições de até 45 atletas para cada clube.
Com a expectativa de diminuir os erros de arbitragem e deixar o resultado de campo “mais justo”, o Campeonato Brasileiro inicia neste sábado uma nova era: a do árbitro de vídeo, popularizado pela sigla (do inglês) VAR. A CBF enaltece a implantação do sistema e promete seu uso nos 380 jogos da competição, mas admite que a novidade ainda levará um tempo até cair no gosto de clubes e torcida. Afinal, o exemplo dos Estaduais mostrou que ainda falta muito para que o desempenho do VAR seja próximo àquele visto na Copa do Mundo do ano passado.

PUBLICIDADE

Utilizado nas finais dos principais regionais do país, o sistema de vídeo de fato ajudou em alguns lances, mas não impediu protestos no Rio, em Porto Alegre e Florianópolis, para ficar só em três exemplos. Na finalíssima do Carioca, o primeiro gol do Flamengo sobre o Vasco saiu de um lance que iniciou com impedimento. No Gaúcho, um pênalti marcado para o Grêmio graças a uma imagem congelada no vídeo gerou muitos protestos pelo lado do Inter. No Catarinense, o VAR foi acionado para avaliar se a bola cruzou a linha fatal em uma das penalidades cobradas pela Chapecoense, mas a imagem foi inconclusiva – e agora a Chape quer anular a partida no tribunal.

Na CBF, o discurso é de que os Estaduais ajudaram para o uso do VAR no Brasileirão. “Foram um treinamento fundamental para que a gente conseguisse ter uma melhora da nossa performance no Campeonato Brasileiro”, afirma o novo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba. “Não podemos comparar a experiência de Copa do Mundo com a experiência dos Estaduais. Aqui estão experimentando pela primeira vez, lá tinha um quadro de árbitros de vídeo formado, eram todos especializados.”

PUBLICIDADE
Exit mobile version