Site icon Tribuna de Minas

Não vote como torce

PUBLICIDADE

“Se a pessoa acompanhasse e cobrasse o Governo como faz com seu time, o Brasil seria diferente.” Apesar do preconceito incluso muitas vezes ao proferirem esta frase que tanto ouço daqueles que não suportam futebol ou outro esporte que seja, há, naturalmente, uma crítica importante e verdadeira à população em geral, na qual me incluo.

Apesar de seguir o noticiário e as propostas dos candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora, e, claro, também em âmbito nacional, tenho ciência de que cobro muito mais o mandatário do meu clube de coração pela paixão inexplicável que o esporte me traz.

PUBLICIDADE

E olha que, na política, sequer precisamos pagar ingresso para xingar o técnico, o camisa 10 ou a arbitragem. Tudo acontece – ou nunca ocorre – em nossa rua, nosso bairro, comunidade. Diante dos nossos olhos ou de pessoas ao nosso redor. Mas tampouco precisamos ser sócios para participar do movimento democrático da eleição. Basta você ir às urnas com a certeza de que sua participação importa não apenas para o seu presente e futuro, como o de seus familiares, vizinhos etc. E como a ausência de amor ao próximo tem sido gritante, sobretudo em 2020.

Mas hoje preciso deixar de falar das equipes que tanto acompanhamos para, humildemente, fazer este apelo, que sequer deveria ser necessário, afinal vivemos em um mundo em que ainda se discute a importância da igualdade, do conhecimento, do esporte, do antirracismo.

PUBLICIDADE

E olha que no clube de futebol, em 99% dos casos, a eleição não interfere em nada na sua vida. Coisas do inexplicável esporte, apaixonante como só ele.

Mas, amigo leitor, este é o momento, se ainda não o fez no primeiro turno, de pegar seu celular ou computador e conferir as propostas. Ocupe uma hora do seu tempo. Talvez menos. Veja o histórico dos candidatos, o que mais te agrada – ou menos desagrada. A informação e o conhecimento são suas melhores armas.

PUBLICIDADE

Não vote como torce. Use a razão. O estudo. E, depois deste domingo, cobre como corneta da arquibancada ou da frente da televisão. Mas não deixe de participar dessa decisão de Copa do Mundo.

Exit mobile version