Segunda-feira de descanso e comemoração para o campeão antecipado do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora 2014. Ontem, o atleta da equipe Vidativa Eberth Silvério (Fripai/Camilo dos Santos/Full Life) aproveitou o dia para celebrar a conquista da competição juiz-forana pela terceira vez. O caneco veio da mesma maneira que o atleta local se acostumou durante toda a temporada de rústicas da cidade: com o campeão no alto de mais um pódio, desta vez da Corrida da Mercedes-Benz, disputada no último domingo.
Eberth venceu a prova do fim de semana completando o percurso de 10km dentro da fábrica da Mercedes, no Distrito Industrial II, na Zona Norte, em 32min29s, o que lhe garantiu a primeira colocação e a conquista com uma prova de antecedência do Ranking 2014. O único que poderia tirar seu título, caso Eberth não pontuasse no domingo, era seu companheiro de time, Jocemar Fernandes, que foi o segundo colocado da corrida, com 33min50s. Em terceiro ficou Felipe Santos, da Viva Sport, com 34min07s.
Segundo Eberth, a conquista foi fruto de planejamento. Mesmo com a conquista garantida, o campeão quer fechar bem o Ranking, do qual só não venceu a Meia Maratona de Juiz de Fora, na qual terminou em segundo. Além disso, após uma pausa, o corredor já mira a temporada 2015. “Estou muito feliz pela conquista. Esse ano, fiz um planejamento específico com minha equipe priorizando o Ranking e deu certo de novo. Agradeço a todos que acreditaram, me apoiaram e a meus patrocinadores. Ainda falta a Corrida de Chácara, na qual quero ir bem, mas já estou fazendo os trabalhos de base para o próximo ano. Depois do dia 7 de dezembro, vou ter um tempo para descansar e, após isso, planejar minha próxima temporada”, explica.
Feminino
No feminino, a disputa esquentou de vez e será definida em Chácara, na última etapa do Ranking de Corridas de Rua de 2014. No último domingo, a vitória foi de Amanda Oliveira (Real Mercês/Viva Sport), fechando os 10km da Corrida da Mercedes em 41min56s. Anadrileia do Carmo (Gemacon Tech) foi a segunda, com 42min50s, e Viviany Anderson (Viva Sport), com 43min24s, a terceira. O resultado embolou a classificação geral das corredoras.
A atual líder do Ranking, Zirlene Adriana dos Santos, da Saúde Performance, foi a quinta colocada na Corrida da Mercedes, somando 16 pontos. Assim, ficou com 264, somente 4 à frente da vencedora do fim de semana, Amanda Oliveira, que chegou aos 260 pontos. A terceira colocada é Andriléia do Carmo, que foi aos 236 e ainda tem chance matemática de conquistar o campeonato este ano.