Site icon Tribuna de Minas

Cláudio Dias é reeleito presidente do Conselho Municipal de Desportos

PUBLICIDADE

Na noite desta terça-feira (20), em reunião realizada na sede da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Cláudio Humberto Dias foi reeleito presidente do Conselho Municipal de Desportos (CMD). O mandatário, representante da Associação Desportiva de Juiz de Fora (ADJF), terá como vice Basileu Pereira Tavares, do Sindiclubes.

O pleito foi realizado com chapa única e teve participação de 11 das 12 entidades aptas a votarem. A UFJF não esteve presente por conta de um dos representantes estar de licença médica e, o outro, em curso em Belo Horizonte. O Projeto Basquetebol do Futuro (PBF) esteve na reunião, mas não votou por conta de um atraso, segundo Cláudio Dias.

PUBLICIDADE
Reunião do Conselho foi realizada no final da noite desta terça, na SEL (Foto: Assessoria de Comunicação SEL/PJF)

O representante da ADJF já ocupava o cargo de mandatário do CMD até esta eleição para a nova mesa diretora. De acordo com a lei sancionada pelo prefeito Antônio Almas (PSDB) no início de julho deste ano, o mandato possui vencimento em 31 de dezembro de 2020. A partir da eleição subsequente, o prazo de gestão será quadrienal. Todos os novos integrantes do Conselho precisam residir em Juiz de Fora e não serão remunerados.

Secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette elogiou o andamento do processo de definição de um novo conselho, que irá auxiliar o esporte local e buscar, ainda, que o município volte a ser beneficiado com o ICMS Esportivo.

PUBLICIDADE

“Estou muito satisfeito porque, até então, estava lutando para ter um conselho que a gente pudesse trabalhar em benefício do esporte da cidade. E ontem, depois de uma mensagem aprovada na Câmara (Municipal), foi realizado todo o trâmite legal da lei e acredito que agora poderemos elaborar as propostas e os projetos para 2020. Porque até então tínhamos muitas dificuldades em ter um conselho para obter a aprovação inclusive do ICMS, que não temos há mais de cinco anos”, relata Gasparette.

O CMD deverá se reunir mensalmente, sempre na segunda terça-feira do mês. Qualquer pessoa pode ser convidada por um dos membros a comparecer às reuniões, sem direito a votos. “Agora já podemos começar a trabalhar pensando no orçamento do ano que vem e nas propostas que poderemos conseguir aprovar. E um detalhe muito importante também é que o conselho virou paritário, com a parte governamental e a não governamental, o que é muito bom para se buscar propostas para o esporte geral da cidade”, reforça o secretário.

PUBLICIDADE

Com objetivos como fiscalizar e estimular a prática esportiva na cidade, o órgão, como destacado por Gasparette, é composto por 24 conselheiros titulares, sendo metade de representantes da sociedade – AABB, Associação Craques do Futuro, ADJF, PBF, Sesi, Panathlon, Liga de Malha, Associação dos Árbitros Independentes, Liga de Futebol, Sindiclubes, Liga de Bocha e CC-CAP Capoeira. Os outros 12 são integrantes governamentais – SEL, Secretaria de Governo, Funalfa, secretarias de Saúde, de Educação, de Desenvolvimento Social e de Atividades Urbanas, UFJF, Câmara Municipal, Conselhos dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Pessoa Idosa e da Criança e do Adolescente.

Exit mobile version