Somente um ano e três meses de triathlon e já campeã brasileira da modalidade na categoria 20 a 24 anos. Esse é o feito de Andressa Miana, 22. Na primeira etapa do campeonato nacional, a jovem ficou na terceira colocação. Já na segunda, conquistou o ouro, e na derradeira, disputada no último dia 10, em Maceió, novamente foi ao pódio com o bronze. Na soma de todas elas, nenhuma outra competidora alcançou maior pontuação que a juiz-forana.
“Em tão pouco tempo no triathlon, poder conquistar um título a nível nacional na minha categoria foi incrível. Sou campeã brasileira. Nem acreditei, fiquei olhando o ranking várias vezes. Valeu a pena cada esforço e dedicação”, conta Andressa, que encarou 750 m de nado, 20 km de pedalada e mais 5 km de corrida.
Última etapa marcada pelo esforço
A superação foi uma marca da trajetória de Andressa no Brasileiro. Se na primeira etapa a juiz-forana teve problemas no pedal da bicicleta, enquanto na segunda sofreu com o mar agitado e gelado, o terceiro desafio nacional contou com percalços ainda mais complicados.
“Foi uma prova bem dura, estava muito quente e com bastante vento na bike. Devido às condições climáticas e por fazer muita força na natação, meu corpo sentiu na corrida e passei mal. Tive que ficar alguns minutos parada, mas consegui me recuperar e ainda conquistar o terceiro lugar. Sabia que seria uma prova dura, então fiquei muito feliz com o resultado”, detalha a juiz-forana.
Andressa irá representar o Brasil no Mundial
Agora, Andressa espera apenas a oficialização dos resultados para celebrar a vaga conquistada no Mundial de Triathlon, que está programado para ocorrer em maio de 2023, em Munique, na Alemanha. Enquanto isso, a jovem realiza treinos diários e disputa outras competições, como o Mineiro de Aquathlon, realizado no último final de semana, em que terminou na segunda colocação.
“Já estou me preparando para o Mundial, com muitos treinos. A rotina está muito corrida e a preparação a todo vapor. Estou em busca de patrocinadores também para me ajudarem a realizar esse sonho de disputar o Mundial e poder representar o nosso Brasil”, espera a atleta, que disponibiliza o e-mail andressamiana@gmail.com aos interessados em auxiliar a juiz-forana.