Site icon Tribuna de Minas

Amanda Oliveira conquista vaga no Pan de Cross Country, no Canadá

PUBLICIDADE
Com bronze em Serra (ES), mercesana garantiu vaga na disputa internacional (Foto: Arquivo Pessoal)

No último fim de semana, a mercesana Amanda Oliveira conquistou vaga no Pan-Americano de Cross Country, programado para 29 de fevereiro, no Canadá. A atleta carimbou o passaporte com a terceira colocação na prova de 10km da Copa Brasil Caixa de Cross Country, realizada em Serra (ES). Amanda representou a UFJF na competição. A equipe de atletismo da universidade ainda deixou o território capixaba com o título masculino por equipes também dos 10km.

Amanda completou sua prova em 39min33s, atrás apenas da campeã Tatiane Raquel (Ipec-PR), com o tempo de 37min55s, e de Graziele Zarri (Pinheiros-SP), medalha de prata com a marca de 38min33s. “Foi um percurso desafiador, mas bem plano. O clima foi bem legal também, não estava tão quente, só seco. A concorrência sempre é forte, as meninas estão sempre bem preparadas e eu sabia que não era a favorita porque tinha atletas mais experientes que eu”, conta Amanda à Tribuna.

PUBLICIDADE

Com um problema de saúde, a semana que antecedeu a prova não foi das mais fáceis para Amanda. Contudo, a atleta, madura, afirmou que as condições não interferiram em seu desempenho. “Deu uma infecção no siso. Mas já estou bem, graças a Deus. Só que isso não interferiu na prova. Cheguei lá um pouco abatida, mas já sabia que as adversárias eram fortes e eu não era a favorita. Mesmo assim, com a semana difícil pela dor, fiz o meu melhor e estou muito feliz com o resultado. O fato de não ter sido campeã não foi por eu ter passado mal. As outras meninas estavam mais preparadas. Fiquei muito feliz com esse terceiro lugar, diante de muito sacrifício e garra”, relata.

Amanda volta suas atenções agora à representação do país no Canadá. Com despesas custeadas pela Confederação Brasileira de Atletismo, a atleta irá compor a Seleção Brasileira de cross country no final de fevereiro. “Estou muito feliz de estar representando o Brasil. Me sinto orgulhosa porque não é fácil. A batalha é dura, o percurso foi difícil, lutei até o fim na garra e na força e vontade”, expõe a jovem de 22 anos.

PUBLICIDADE

Título por equipes

Título por equipes foi conquistado após 4ª colocação de Gilbert (à direita), 5ª de Eberth (à esquerda) e 12ª de Neemias (Foto: Arquivo Pessoal)

Com o trio composto por Eberth da Silva Silvério, Glenilson Gilbert de Carvalho e Neemias Alves da Cruz em ação, a UFJF trouxe o título na disputa por equipes da prova masculina de 10km. A equipe juiz-forana somou 111 pontos com os três atletas, à frente do time GAE, do Espírito Santo, com 98 pontos, e de Barra do Garças, do Mato Grosso, com 95, completando o pódio coletivo.

“É um resultado muito legal, um título importante que trazemos para a região. Mostra que o trabalho está sendo bem feito. Agora temos que seguir focados para buscar, no próximo ano, não apenas esse título por equipes, mas colocar nossa região entre os três melhores individualmente, no pódio”, analisa Eberth, que disputou a competição pela quinta vez em sua carreira – duas no juvenil e três como adulto -, e terminou esta edição em quinto lugar, após 33min57s.

PUBLICIDADE

Gilbert foi o quarto melhor, chegando pouco antes de seu companheiro de equipe, com a marca de 33min45s, quase rendendo uma vaga no pódio. Já Neemias terminou a prova na 12ª posição após 35min53s. O campeão foi Daniel Ferreira do Nascimento, da ABDA Atletismo (SP), depois de 32min07.

Agora, os atletas voltam aos seus treinos visando as corridas de rua. Este é o exemplo de Eberth, que trabalha com foco principal na Maratona do Rio de Janeiro, marcada para 13 de junho. “O percurso da Copa Brasil foi bem pesado, mas foi uma experiência muito satisfatória porque sai muito da nossa realidade. Agora volto a pensar na Maratona, quem sabe consigo um top 5 lá”, projeta o multicampeão do Ranking juiz-forano.

PUBLICIDADE
Exit mobile version