Site icon Tribuna de Minas

Juiz-forano é 9º geral e bronze sul-americano sub-20 no Pan de Atletismo

PUBLICIDADE
Perrout comemora performance em evento de alto nível em El Salvador: “Cheguei junto com o grupo da frente” (Foto: arquivo pessoal)

Não bastasse competir com alguns dos melhores atletas sub-20 do mundo em defesa da Seleção Brasileira, o juiz-forano Francisco Perrout conquistou a nona colocação geral e terceira entre os sul-americanos dos 8km do 3º Campeonato Pan-Americano de Cross Country, no último sábado (17), na cidade de San Salvador, em El Salvador, país da América Central. Perrout, que havia conquistado a Copa Brasil com o tempo de 27min17s, acompanhou pelotão de frente da prova composto na maioria por norte-americanos e canadenses e completou percurso em 25min43s.

À Tribuna, já de sua casa em Juiz de Fora, o atleta comemorou não apenas o desempenho, como a inédita experiência em sua curta carreira. “A prova foi muito forte, o nível é altíssimo, bem diferente do que é aqui no Brasil. Mas corri muito bem, cheguei junto com o grupo da frente. Terminei em nono, mas minha distância para os primeiros colocados foi pequena. Fico feliz porque é sinal de que o trabalho está dando certo. Há três, quatro anos era impensável eu chegar em um campeonato como esse”, conta o aluno do Cria UFJF, projeto de extensão de atletismo da Federal.

PUBLICIDADE

Entre os oito primeiros, quatro foram canadenses e outros dois norte-americanos, com dois colombianos fechando o rol dos melhores da prova. O campeão, Jeffrey Connor, dos EUA, acumulou tempo de 25m06s, diferença de apenas 37 segundos para Francisco. Já o melhor sul-americano, Jhonathan Stiven Pulido, da Colômbia, registrou tempo de 25min34s.

A experiência do juiz-forano de apenas 18 anos certamente não será esquecida para os próximos treinos e desafios. “Foi muito legal porque você acaba conhecendo muita gente. Fica no mesmo hotel que o pessoal das outras Américas e ainda aprende e conhece um pouco sobre a cultura e culinária de El Salvador”, relata. O atleta já retoma os exercícios na UFJF e tem como competição subsequente o Campeonato Brasileiro sub-20, em junho, na cidade de Bragança Paulista (SP). Francisco deverá disputar os 10 mil metros e 5 mil metros.

PUBLICIDADE

“Preciso ficar mais rápido, mas a resistência tem que ser a mesma.” Virou favorito? “Não acredito que sou! Ganhei muita experiência, mas não existe favorito”, crava.

Exit mobile version