Até 25 de novembro, os torcedores de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco – serão protagonistas de um torneio diferente em Juiz de Fora. Trata-se da campanha “Minha Torcida é a Maior”, que incentiva a doação de sangue para o abastecimento do estoque da Fundação Hemominas da cidade, através da competição sadia entre os apaixonados pela modalidade. Segundo a assistente social do setor de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas, Thaise Melo, o estoque tem deficiência sobretudo do tipo sanguíneo O negativo.
A campanha é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de duas estudantes de jornalismo da UFJF, a flamenguista Ayane Martins, 24 anos, e a botafoguense Bárbara Merotto, 38. “A ideia surgiu no início do ano, quando começamos a pensar no TCC”, explica Ayane. “Queríamos fazer algo prático e que fizesse diferença na sociedade. Como a Bárbara já é doadora de sangue, sabíamos da necessidade do Hemominas, mas não sabíamos que o estoque estava tão baixo assim. Pesquisando, vimos que no Brasil a doação é pequena (apenas 1,8% da população é doadora, segundo dados do Ministério da Saúde de 2017) e pensamos que a campanha poderia não só aumentar o estoque, como também conscientizar as pessoas a virarem doadoras recorrentes.”
Para a escolha dos times participantes, a proximidade da cidade com a cultura esportiva carioca foi fundamental. “Como nós sempre gostamos de esporte, inicialmente queríamos abordar times de Juiz de Fora, mas precisávamos de times grande e como a maioria da população da cidade torce também para clubes cariocas, pensamos em reunir os quatro times de maior adesão para atrair mais torcedores.”
Para contribuir, o doador deve comparecer ao Hemocentro e doar em nome da campanha, informando qual é o seu time do coração. O resultado com o ranking de doações será divulgado no dia 25 de novembro nas redes sociais – Instagram, Facebook e Youtube.
A fundação fica na Rua Barão de Cataguases s/nº, no Centro, ao lado do Mergulhão. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h. Também é possível agendar a doação e obter informações pelo telefone 155 ou pelo site www.hemominas.mg.gov.br. O Hemominas de Juiz de Fora atende a 55 hospitais e 27 municípios.