Site icon Tribuna de Minas

Com ‘grupo mais profissional’, Baeta recebe o Bahia de Feira na estreia da Série D

PUBLICIDADE
Entre a bola e sem colete, volante Albert (esquerda) e atacante Fabinho Alves (direita) são alguns dos remanescentes do Mineiro no Baeta (Foto: Fernando Priamo)

Após mais de seis meses, o futebol volta ao Estádio Municipal Radialista Mário Helênio – mas ainda sem a presença do torcedor. Neste sábado (19), às 16h, o Tupynambás estreia na Série D do Campeonato Brasileiro atrás de uma história diferente da que levou o clube ao rebaixamento, nesta temporada, ao Módulo II do Mineiro. A equipe local recebe o Bahia de Feira (BA) pela primeira rodada da competição nacional, último torneio do ano para o Leão do Poço Rico. A partida terá transmissão na plataforma de streaming MyCujoo.

O Baeta busca também a retomada das vitórias, já que não supera um adversário desde o dia 24 de fevereiro de 2019, um triunfo de 2 a 0 sobre o Guarani, em Juiz de Fora, pela elite estadual. Treinando na cidade apenas desde a última segunda, depois de intertemporada em Itaipava (RJ), o clube manteve Guiba no comando – ele havia chegado no Tupynambás já com o descenso quase definido, uma rodada antes da paralisação do campeonato pela Covid-19. A partir desta decisão, um novo grupo foi formado.

PUBLICIDADE

“Temos um pouquinho da base do Mineiro, e chegaram atletas com quem já trabalhei em outras equipes, como o Democrata-GV, onde eu estava nesse ano. Da parceria (com a empresa DSG Sports Group) são apenas três jogadores que vieram para compor o elenco. Mas dos nomes que indiquei, trouxemos de 70% a 80%”, conta o treinador.

Foram confirmados pelo clube os goleiros Renan Rinaldi, Victor Hugo e Arthur Conceição, os laterais-direitos Lucas Santos e Paulo Vítor, os laterais-esquerdos Adriano Rafael e Diego, os zagueiros Adriano, Fernando, Gustavo França e Marcos Alemão, os volantes Albert, Vinícus Leonel e Guilherme, os meias Bruno Vieira, Gabriel Sá e Felipe Linhares, além dos atacantes Fabinho Alves, Ygor Vinícius, Marcos Nunes, Marcus Vinícius e Wellington Batista.

PUBLICIDADE

‘O profissionalismo é muito maior’

Questionado sobre a capacidade do atual elenco em relação ao que disputou o Mineiro, Guiba não apenas elogiou os recém-contratados, como cutucou jogadores que não permaneceram. “Tenho certeza de que é um grupo melhor tecnicamente. Melhoramos bastante na qualidade. E são atletas que eu conheço há mais tempo. Só tive o grupo completo no Mineiro em um jogo, então só posso avaliar por isso. Mas o profissionalismo também é muito maior dos que aqui estavam. Não que não tinham, mas faltava um pouco em alguns atletas”, declara.

Para o duelo, a escalação é um mistério também pela impossibilidade de a imprensa acompanhar os treinamentos por conta das medidas de proteção ao coronavírus. Guiba adiantou, no entanto, que vê um time com sua filosofia já absorvida.

PUBLICIDADE

“Nesses 30 dias de trabalho, conseguimos colocar nossa ideia de jogo. Facilita porque muitos atletas já trabalharam comigo e conhecem minha forma de jogar. Mas vamos encontrar dificuldade, um pouco no nosso posicionamento ofensivo, na posse de bola, que gosto muito de ter. Mas temos que ter paciência, são 90 minutos para fazer um gol e não sofrer nenhum, então tenho pedido equilíbrio e sabedoria para que a gente saiba jogar com o que a partida vá nos apresentar”, relata.

Sistema de disputa

Ao todo, 64 times são divididos em oito chaves de oito clubes cada na primeira fase da Série D. O Tupynambás está no Grupo A-6, ao lado do Bahia de Feira (BA), Caldense (MG), Gama (DF), Atlético-BA, Palmas (TO) e Villa Nova (MG), que se enfrentam em turno e returno no sistema de pontos corridos. Avançam às oitavas de final os quatro melhores de cada grupo. A partir daí, estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021, com os quatro semifinalistas subindo de divisão.

PUBLICIDADE

Medidas de prevenção

Reunião do plano de ação para as partidas no Estádio Municipal (Foto: Divulgação)

Uma reunião na quarta-feira (16) definiu as medidas tomadas para que o Estádio Municipal volte a receber partidas de futebol. Os eventos esportivos puderam ser retomados na cidade seguindo as novas orientações do programa Minas Consciente, do Governo do Estado, em acordo com executivo municipal.

Nesta sexta (18), a Guarda Municipal realizará procedimento de descontaminação do estádio em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Desde o início da semana, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) está presente no local, com capina e limpeza do entorno e dependências do palco esportivo.

Neste sentido, o estádio foi dividido em três zonas: campo de jogo, hall de entradas e áreas de arquibancadas e cabines. A partida não terá a presença de público, somente pessoas credenciadas terão acesso ao evento, com aferição de temperatura na entrada, além da disponibilização de totens e dispensers de álcool em gel. O uso da máscara será obrigatório e não haverá comércio de bebidas e alimentos. Houve restrição de equipe para a imprensa, bem como no acesso ao campo.

Exit mobile version