Site icon Tribuna de Minas

Juiz de Fora tem prova hípica de salto neste sábado

PUBLICIDADE

Uma competição em que o respeito e a sintonia entre atleta e cavalo são fundamentais: a partir das 9h deste sábado (20), Juiz de Fora recebe a Prova de Salto Vale dos Anjos 2019. O evento pretende reunir cavaleiros de 8 a 45 anos e apaixonados pelo hipismo na primeira etapa do ranking desta temporada, no Centro Hípico Vale dos Anjos (Avenida Deusdedith Salgado 5005, Salvaterra, em frente à concessionária da BMW). As disputas serão presenciadas pelo experiente cavaleiro Guilherme Ciampi, referência juiz-forana no esporte.

Serão realizadas provas nas categorias (alturas) de vara no chão, 40cm, 60cm, 80cm, 1m, 1,10m e 1,20m. A entrada do público é gratuita, e as inscrições seguem abertas até esta sexta-feira (19) e devem ser efetuadas em contato com a organizadora Madalena Costa, pelo número (32) 98867-8136. As taxas variam de acordo com a categoria, com valores que vão de R$ 50, nas menores alturas, até R$ 70, a partir de 1m.

PUBLICIDADE

A projeção inicial da organização é que cerca de 20 cavaleiros, com seus cavalos, não apenas da escola de equitação de Juiz de Fora, como também de haras de Itaipava e Goianá, participem da primeira prova de salto do ranking local de 2019 neste sábado.

Aluna do Vale dos Anjos, Duda Alencar salta com o cavalo Polyander Jmen (Foto: Divulgação)

A modalidade

PUBLICIDADE

O salto é uma prática clássica na modalidade e segue os pilares básicos da equitação. Nesta categoria, o cavaleiro deve buscar o desenvolvimento do cavalo e a harmonia entre animal e seu condutor. Na prova, o objetivo é conseguir saltar uma sequência de obstáculos e, para isto, o conjunto (cavalo e cavaleiro) deve seguir um percurso com alturas pré-definidas e já reconhecidas pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). Nas provas de salto são avaliadas a potência, habilidade e até mesmo a obediência do cavalo ao condutor.

‘Entender, conhecer e respeitar o cavalo’

Entre os presentes no evento estará o cavaleiro Guilherme Ciampi, 51 anos, campeão do Grande Prêmio Clássico Agromen 2018 e vice-campeão da terceira etapa Longines XTC 2019. Juiz-forano, mas atualmente morando em Cotia (SP), o experiente atleta ministra uma clínica de salto, com aulas práticas e teóricas da modalidade do hipismo, desde a quarta-feira (17) até esta sexta, com a intenção de enriquecer o conhecimento dos alunos da escola juiz-forana, assim como aperfeiçoar as técnicas de saltos dos beneficiados.

PUBLICIDADE
Juiz-forano Guilherme Ciampi orienta jovens cavaleiros em clínica (Foto: Madalena Costa)

Entre as dicas de Ciampi, a central contempla o relacionamento entre humano e animal. “É a primeira vez que ministro uma clínica em Juiz de Fora e está sendo muito proveitosa. A turma está bem animada e encontrei um nível bacana. O principal requisito para que o salto seja feito é que a pessoa goste do esporte e, acima de tudo, do cavalo. Para que isso se realize da melhor maneira possível precisa de disciplina, dedicação, muito comprometimento e responsabilidade com o animal, para que ele saiba respeitá-lo e, com isso, ter um bom treinamento e chegar no mais alto nível possível. Apesar de ser um esporte, antes disso é um relacionamento que você tem com o animal. Acho que, acima de tudo, você precisa entender, conhecer e respeitar o cavalo. Só assim terá um bom desempenho”, destaca o cavaleiro.

Guilherme, de boné azul, entre os alunos da clínica (Foto: Madalena Costa)
Exit mobile version