Site icon Tribuna de Minas

‘Vamos vislumbrar o acesso à Superliga’, projeta diretor do JF Vôlei

PUBLICIDADE

“Temos que vislumbrar o acesso à Superliga, mas antes nos colocar um passo acima do que fizemos no ano passado. Chegar nas semifinais do campeonato e, aí sim, brigar para subir. Acho que o elenco tem capacidade para isso. Não dá para avaliar como vai ser a competição como um todo, mas acredito em muito equilíbrio. E acho que a classificação para a semifinal passa por uma boa primeira fase. Todos se classificam e se cruzam, mas precisamos fazer uma boa primeira fase.” Costumeiramente frio ao projetar as participações do JF Vôlei na Superliga, o diretor técnico da equipe, Maurício Bara, expôs confiança ao analisar o que espera para a segunda divisão nacional, com largada no próximo sábado (25), às 19h, contra o Vedacit Vôlei Guarulhos, no Ginásio da Faefid, na UFJF. Os dois finalistas da competição ascendem à elite nacional.

O grupo formado, conforme Bara, é superior individualmente e tecnicamente que o de 2019, eliminado nas quartas de final da Superliga B para o Lavras. O processo de composição do elenco passou por obstáculos rotineiros na vida do JF Vôlei, mas a ausência no Campeonato Mineiro – uma escolha pela limitação financeira do projeto – trouxe diferentes oportunidades ao técnico Marcos Henrique e à direção.

PUBLICIDADE

“As dificuldades foram as de sempre – uma limitação muito grande de orçamento, por esse motivo acabamos ficando sem jogar o Campeonato Mineiro, atuando em torneios amistosos. Mudamos um pouco o patamar para poder ter um pouco mais de gás nessa reta final. Por outro lado, conseguimos mais opções no mercado do que quando se começa a temporada em agosto, porque vários atletas ficaram disponíveis após os estaduais. Procuramos jogadores que, como a gente, buscam um lugar no cenário do voleibol, um crescimento individual, e conseguimos nomes mais experientes do que no ano passado, casos do Caio, do Renan e do Matheus”, conta o diretor.

Novo grupo do JF Vôlei segue comandado pelo técnico Marcos Henrique (Foto: Vinícius Serra/JF Vôlei)

Resultados por público

Questionado se a equipe buscará investir em algum setor para otimizar a participação dos juiz-foranos nos jogos, Bara manteve os pés no chão. “Temos os nosso projetos normais de popularizar os ingressos, o que realizamos desde a segunda Superliga, em 2012/2013. São oito anos quase com o mesmo preço. Temos mobilizado o torcedor via redes sociais, e a própria imprensa tem nos ajudado. Mas acho que o principal são os resultados. Se conseguirmos resultados iniciais positivos, naturalmente a torcida vem. Isso é em qualquer equipe”, relata o profissional, que valoriza o apoio dos torcedores mantido há quase uma década entre os principais times de vôlei do país.

PUBLICIDADE

“Contamos com a torcida, com o apoio da cidade. É a única equipe de Juiz de Fora que está há tanto tempo na elite nacional. São sete anos de Superliga, entre a primeira e a segunda divisões, e isso marca uma história única no esporte da cidade. Claro que o afã pelo resultado é uma coisa normal, temos nossas limitações, mas o projeto cresceu demais em 2019; no número de crianças praticando voleibol nas escolas e projetos sociais, uma categoria de base que disputou o campeonato sub-15 e irá competir no sub-15, sub-16 e sub-17 neste ano. É um grande projeto que pode se alavancar ainda mais”, exalta Bara.

Sonho com novo Ginásio

Uma novidade pode estimular a presença do público nos jogos do JF Vôlei pela Superliga B. De acordo com Bara, há uma possibilidade de o JF Vôlei atuar no novo Ginásio da UFJF a partir de março, na segunda fase da competição. “Temos uma esperança. Há um contato da Faculdade (de Educação Física e Desportos) com a Reitoria (da UFJF) e se espreitando o contato com o Corpo de Bombeiros para a avaliação final do projeto de liberação. Temos uma esperança de, da segunda fase em diante, contar com o ginásio. Sonhamos com isso. Estamos aguardando os trâmites. Seria um novo atrativo para o público, um conforto superior que também ajuda a trazer o torcedor.”

PUBLICIDADE

 

Elenco do JF Vôlei – Temporada 2020

Levantadores: Pedro William e Dérick
Centrais: Fernando Pilan, Renan Levandoski, Pedro e Francis
Ponteiros: Vinícius, Maycon, Rodrigo e Muryllo
Opostos: Caio Fernando e Lucca Beltrão
Líbero: Matheus Oliveira, Léo e Yan

PUBLICIDADE

Comissão técnica e diretores:
Técnico: Marcos Henrique
Auxiliar: Pedro Henrique Batista de Barros
Preparador físico: Daniel Schimitz
Fisioterapeuta: Luciana Almeida Ottoni e Priscila Monteiro Veras
Estatístico: Felipe Cipriani
Coordenador: Hélder Zimmermann
Assessor: Eduardo Kaehler
Supervisor: Heglison Toledo

Exit mobile version