Site icon Tribuna de Minas

Final: Argentina e França duelam pelo tri da Copa do Mundo

PUBLICIDADE

Neste domingo, Argentina e França vão se enfrentar pela final da Copa do Mundo do Catar. A grande decisão será disputada no Estádio de Lusail, às 12h (de Brasília).

Ambas as seleções buscam o terceiro título da história da competição. Os argentinos conquistaram o torneio em 1978 e 1986, enquanto os franceses ficaram com a taça em 1998 e 2018.

PUBLICIDADE

A França, inclusive, pode se tornar a primeira equipe a conquistar um bicampeonato consecutivo em 60 anos. O último país a atingir o feito foi o Brasil, em 1958 e 1962. Além dos brasileiros, a Itália também conseguiu os títulos em sequência em 1934 e 1938.

Do lado argentino, o craque Lionel Messi busca sua redenção após ser vice-campeão na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Naquela ocasião, a Argentina perdeu para a Alemanha por 1 a 0, com gol de Mario Gotze já na prorrogação.
O francês Didier Deschamps deve contar com a volta o zagueiro Dayot Upamecano e do meio-campista Adrien Rabiot, titulares na campanha. Ambos ficaram de fora da semifinal diante do Marrocos por sintomas gripais. O atacante Kingsley Coman apresentou o mesmo problema após a classificação para a final e não participou do treino de quinta-feira. O vírus gerou mais problemas durante o fim da semana da decisão. Varane, Konaté e Coman apresentaram sintomas de gripe e foram poupados da atividade de sexta-feira.

PUBLICIDADE

Já Tchouaméni e Theo Hernández focaram na recuperação após contusões sentidas na partida contra Marrocos.

Messi mais dez

Na Argentina, Lionel Scaloni terá força máxima. Os laterais Gonzalo Montiel e Marcos Acuña, que estavam suspensos para o jogo contra a Croácia, estarão à disposição novamente. O técnico Scaloni, diferentemente de Deschamps, tem alterado o time titular argentino de acordo com o jogo. Contra a Holanda, por exemplo, o time entrou com três zagueiros (Romero, Otamendi e Lisandro Martínez), enquanto diante da Croácia reforçou o meio-campo com a entrada de Paredes.

PUBLICIDADE

Caminhos até a final

A Argentina viveu franca ascensão na Copa do Mundo. Após uma estreia com derrota por 2 a 1 para a Arábia Saudita no grupo C, a recuperação começou nas vitórias sobre México e Polônia, ambas por 2 a 0, com a classificação na liderança da chave. Nas oitavas, os hermanos superaram a Austrália (2 a 1), seguido da Holanda, com um 4 a 3 nos pênaltis após 2 a 2 no tempo regulamentar. A vaga na decisão veio em vitória de 3 a 0 sobre a Croácia.

Os atuais campeões mundiais também têm uma derrota na campanha, mas para a Tunísia na última rodada do grupo D, por 1 a 0, quando os europeus já haviam assegurado a classificação após triunfos sobre Austrália (4 a 1) e Dinamarca (2 a 1). Com o primeiro lugar na chave, Mbappé e companhia eliminaram, no mata-mata, a Polônia (3 a 1), a Inglaterra (2 a 1) e Marrocos (2 a 0).

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA X FRANÇA

Local: Estádio de Lusail, na cidade Al Daayen, no Catar
Data: 18 de dezembro de 2022, domingo
Horário: 12 horas (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)
VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)

ARGENTINO: Emiliano Martínez; Molina (Montiel), Romero, Otamendi e Tagliafico (Acuña); Paredes (Papu Gómez), De Paul, Enzo Fernández e Mac Allister; Messi e Julián Álvarez.
Técnico: Lionel Scaloni

FRANÇA: Lloris; Koundé, Varane, Upamecano (Konaté) e Thoe Hernández: Tchouameni e Rabiot (Fofana); Dembélé, Griezmann e Mbappé; Giroud.
Técnico: Didier Deschamps

Exit mobile version