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Alunos reutilizam materiais para criar implementos de atletismo

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Pesos formados por meia e areia; discos feitos com papelão e fita adesiva; dardos de metal reutilizados parecidos com o original; cilindros de papelão como bastões de revezamento. Esse foi o produto de um trabalho da disciplina “Práticas Sustentáveis”, do curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Foi na busca por unir conceitos da faculdade e em desenvolver uma educação voltada para a construção de uma sociedade mais consciente em termos ambientais, que Emerson Duarte, professor do curso, propôs a iniciativa de reutilizar materiais para fins esportivos.

“Minha perspectiva ao dar a disciplina era pensar a sustentabilidade nas nossas ações em Educação Física, seja nas academias ou em qualquer lugar que elas aconteçam. Além da prova teórica, propus a realização de dois trabalhos. No primeiro, pedi que construíssem implementos do atletismo, a partir da reutilização dos materiais. Deu certo, e vamos aproveitá-los também na aula de Atletismo, do nosso curso”, detalha Emerson.

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Fabiano Andrade, aluno do 4º período de Educação Física, utiliza um dardo de materiais reclicáveis produzido por ele (Foto: Divulgação)

Em primeiro lugar, os alunos fizeram uma pesquisa sobre os materiais que poderiam ser utilizados. Depois, partiram para a confecção. “O profissional de educação física não pode ficar fora dessa discussão tão importante que é a sustentabilidade. Precisamos ser profissionais que disseminem essas ideias. Temos que nos preocupar, em todas as atuações profissionais, com o meio ambiente e a sustentabilidade”, opina o professor à Tribuna.

Turma do curso de Educação Física responsável pela criação dos materiais (Foto: Divulgação)

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“É importante que na formação, desde a educação infantil, seja trabalhada essa questão. É o nosso dia a dia, mudar comportamentos que nos façam sustentáveis. A ideia do projeto é simples, igual a sustentabilidade”, complementa.

Após as criações, os alunos estiveram no Clube Bom Pastor, no início deste mês, para realizar uma demonstração da utilização dos instrumentos criados.

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Os materiais, conforme Emerson reforçou, são importantes até mesmo para aqueles que não irão seguir trajetórias no atletismo. “É importante pensar que as atividades do atletismo também estão no nosso dia a dia: lançar, correr, arremessar são habilidades que a gente precisa desenvolver nas crianças. Às vezes, pensamos que não vamos trabalhar com atletismo, mas esses conteúdos vão nos ajudar em aulas de vôlei, de basquete e até com personal kids, prática que estamos vendo muito atualmente.”

Materiais produzidos pelos alunos (Foto: Divulgação)

Segunda pauta reuniu sustentabilidade e comunicação

Já o segundo trabalho orientado por Emerson buscou juntar sustentabilidade e comunicação. Os universitários tiveram que gravar conteúdos audiovisuais sobre sugestões sustentáveis, seja em casa, no trabalho, ou em qualquer outro lugar. A iniciativa também simula, conforme o professor, até mesmo processos de contratações no mercado.

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“Veio muita coisa legal. A ideia do vídeo foi pelo fato de que algumas academias estão fazendo a seleção de profissionais e estagiários dessa forma. Então, foi uma forma deles treinarem e perderem a vergonha”, explica Emerson.

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