Site icon Tribuna de Minas

Juiz-forano é bicampeão no Sul-Americano Sênior de Tênis

"O grande lance dessa minha participação vai ser nesta quarta, porque tenho voo de madrugada (de terça para quarta) e já entro em quadra quando chegar. Com o ar rarefeito, vou ter que buscar fazer jogos mais rápidos e me poupar ao máximo de jogo a jogo", diz Miana (Foto: Nittenis Gustavo Werneck)

PUBLICIDADE
Felipe Miana (à esquerda) ficou com o ouro, e Lucio Gonzalo Otero, a prata (Foto: Arquivo Pessoal)

O juiz-forano Felipe Miana (Planeta Chevrolet), 42 anos, é bicampeão do Sul-Americano Sênior de Tênis, disputado entre 9 e 13 de outubro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Em quatro jogos no simples, o tenista enfrentou o boliviano Diego Jordan, o brasileiro Jeffrey Andreazza Couto da Silva, e os argentinos Pablo Gabriel Chemes e Lucio Gonzalo Otero, vice-campeão. Ao lado do brasileiro Márcio Iorio pela primeira vez, Felipe também venceu na disputa de duplas contra as equipes da Bolívia e da Argentina.

Já tendo enfrentado e ganhado do brasileiro Jeffrey da Silva em outra oportunidade, os demais atletas foram novidade para o juiz-forano. Porém, segundo ele, o nível do campeonato já estava dentro do esperado e trouxe motivação para as próximas disputas. “Não perdi nenhum set na competição e isso me levou a pensar no meu calendário de 2019. Quero jogar os torneios da Europa onde estão os dois primeiros do over 40 que nunca enfrentei, o espanhol Roberto Menedez Ferre e o alemão Gerhard Fahlke. Saí do sulamericano satisfeito com a vitória, mas com o objetivo de incluir torneios mais fortes, inclusive o campeonato mundial que esse ano não poderei jogar, pois já tendo duas competições em outubro ficaria muito corrido.”

PUBLICIDADE

Durante a competição, o tempo e o clima foram fatores de colaboração e desafio para o atleta. “Eu estava esperando uma grande altitude, mas lá era como Juiz de Fora, algo com que já estava acostumado a treinar todos os dias. Uma grande preocupação era como eu estaria fisicamente, por ter chegado à Bolívia no dia da competição. Mas como a chuva atrasou os jogos desde quarta, pude descansar para o primeiro jogo. O que me incomodou e me levou a pensar em entregar a final foi a chuva que adiou os jogos no sábado. Mas como eu estava defendendo o título, decidi ficar e adiei minha passagem de volta.”

Felipe garantiu os 240 pontos para o ranking e permanece como terceiro colocado no over 40 da Federação Internacional de Tênis (ITF). “Eu tinha a responsabilidade de defender meus pontos e já estou praticamente assegurado em terminar o ano entre os cinco melhores do mundo na categoria. A única chance de buscar a segunda colocação é ganhando em Porto Alegre, que é o torneio mais importante do ano, e torcer para que o alemão não se saia tão bem (nos seus campeonatos).”

PUBLICIDADE

O ITF Porto Alegre (RS) acontece em novembro. Antes, Miana disputa o ITF São Paulo, no final de outubro.

Exit mobile version