Estão abertas as inscrições para as instituições do Ensino Médio e Fundamental das escolas municipais, estaduais, federais e privadas de Juiz de Fora participarem dos XXVII Jogos Intercolegiais de 2022. O evento volta após dois anos de inatividades em virtude das restrições impostas no combate à pandemia da Covid-19. O desfile de abertura será realizado em 3 de junho, no Sport Club Juiz de Fora. A concentração das equipes será às 14h, e o desfile de abertura às 15h. Natação e judô serão as primeiras modalidades da competição organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Disputas e cronograma
Ao todo, serão mais de dez modalidades nesta edição dos Jogos Intercolegiais, entre coletivas, individuais e paradesportivas. A competição geral terá natação, judô, futsal, atletismo, voleibol, queimada, basquete, tênis de mesa, xadrez e handebol; enquanto os PCDs (pessoas com deficiência) podem disputar a natação, o atletismo e o polybat.
As categorias estão divididas em dois módulos: o Módulo I infantil, corresponde aos nascidos em 2008, 2009 e 2010; e o Módulo II juvenil, que diz respeito aos nascidos em 2005, 2006 e 2007.
Inicialmente, após a natação e o judô em junho, o mês de agosto deve receber o futsal e atletismo; em setembro será a vez do paradesporto, seguido de voleibol e queimada (outubro); basquete, tênis de mesa e xadrez (novembro), com a cerimônia de encerramento prevista para dezembro. A programação pode sofrer alterações.
Participações
O passo a passo da inscrição para os Jogos Intercolegiais pode ser conferido pelo site da Prefeitura. A inscrição geral é feita pelo diretor da instituição, ou pelo responsável designado pela direção escolar. Após essa inscrição geral, as escolas estão aptas a realizarem as inscrições por modalidade no momento em que cada uma for disponibilizada. O regulamento do evento também pode ser conferido clicando aqui.
Os Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora são um evento integrante do calendário esportivo estudantil da cidade e têm por finalidade incentivar a participação em atividades esportivas das instituições de Ensino do Município da cidade, e promover a integração da juventude estudantil em torno do esporte.