Juiz de Fora segue forte nos desportos aquáticos em âmbito nacional. Na última semana, a nadadora Denise Barra, do Clube Bom Pastor, foi campeã do 67º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, na categoria 55+, nas provas 200m e 400m medley, 50m, 100m e 200m borboleta, e no revezamento 4×200m livre. A atleta também conquistou medalha de prata no revezamento 4x100m medley feminino, no revezamento 4x50m medley misto e um bronze nos 200m peito. Além de tudo isso, levou o troféu de segundo lugar no ranking brasileiro de provas curtas. Em 2021, a nadadora foi campeã nacional de águas abertas e vencedora do ranking em provas longas, com todas as premiações recebidas em João Pessoa e Cabedelo, na Paraíba.
“É com bastante orgulho que ganhei oito ouros, uma prata e um bronze, além dos dois troféus de 2021 que foram entregues agora. Mas o que destaco nessa disputa, que é um divertimento, é manter a saúde praticando esporte. Você mantém uma disciplina, alimentação equilibrada, horários e leva pra vida. E mais que isso, dá um incentivo a jovens para que comecem cedo a praticar esportes. Não precisa ser natação, mas a modalidade que você goste. Começando cedo, você terá uma vida mais saudável”, declara Denise, que treina todos os dias a partir das 6h.
Mesmo depois de ganhar tantas medalhas na piscina, Denise viajou para disputar provas abertas. ”Meu último dia de competições foi um desafio. Nadei três provas na piscina e de lá fui para a cidade de Cabedelo, onde nadei quase 3km no mar já cansada”, relata a nadadora.
O Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, que faz parte da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), aconteceu no Parque Aquático da Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, e teve a participação de 405 atletas, divididos em 55 times de 17 estados mais o Distrito Federal. “Tenho muito orgulho em representar o Clube Bom Pastor, em ser uma nadadora de destaque em Juiz de Fora, Minas e no Brasil. Tenho títulos sul-americanos e pan-americanos também e, se Deus permitir, não paro de praticar esportes” conta a atleta.
Denise é treinada por Sidnei Costa, que destacou os resultados à Tribuna em meio ao curto período de treinos focados nas provas na Paraíba e também já projetou os próximos desafios. “Devido ao pouco tempo de preparação, foram satisfatórios. Longe dos melhores tempos dela. Fiquei muito feliz com as conquistas e agora é focar no Rei e Rainha do Mar, dia 22 de maio”, programa o coach.