Site icon Tribuna de Minas

Confiante, Tupi reestreia no Módulo II contra o Democrata-GV

PUBLICIDADE

“Sem dúvidas demos um salto de qualidade muito grande.” Esta avaliação do diretor de futebol do Tupi, Adil Pimenta, já resume a projeção do clube na retomada do Módulo II do Campeonato Mineiro, após sete meses de pausa em função da pandemia do coronavírus e um grupo reformulado do técnico ao ponta-direita. A relargada carijó ocorre às 10h30 deste domingo (11), no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, diante do Democrata-GV, pela sétima rodada, transmitida on-line pelo site, uma iniciativa da Federação Mineira de Futebol.

O Galo se apoia justamente nas mudanças realizadas no período sem jogos para mudar seu destino na competição. O Alvinegro de Santa Terezinha ocupa a nona colocação de 12 clubes, com 6 pontos ganhos e campanha de uma vitória, três empates e duas derrotas em seis jogos. O adversário dos juiz-foranos, a Pantera, tem 8 pontos e a sétima posição na tabela.

PUBLICIDADE

Desde a paralisação em março, o então técnico Júlio César Garcias não seguiu e foi substituído pelo experiente Roberval Davino. O comandante teve participação direta na indicação e chegada de atletas do interior paulista, por exemplo, onde trabalhou na maior parte do tempo na última década.

“Trouxemos um treinador muito qualificado, com um conhecimento grande a nível nacional e que buscou atletas de alta qualidade. Esperamos, acima de tudo, a superação dos atletas, o que será importante até pela preparação relativamente curta “, destaca Adil à Tribuna, se referindo à intertemporada de um mês, mas com a chegada de muitos jogadores após a primeira semana de treinos.

PUBLICIDADE
Tupi disputou um amistoso contra o Nacional, em Muriaé, finalizado em 1 a 1 (Foto: Tupi FC)

Novo elenco e amistoso disputado

Conforme a diretoria alvinegra, nenhum atleta testou positivo para Covid-19 nesta semana. Compõem o plantel carijó os goleiros João Lucas, Pedro Alvim e Cássio Fernandes, os laterais-direitos Adson, Edwards Bocão e Thainler, os laterais-esquerdos Élder e Léo Dantas, os zagueiros Matheus Mega, Emerson, Douglas e Thiago Moura, os volantes João Marcos, Rafinha e Regino Souza, os meias Daniel, Gian, Júlio, Kassinho, Léo Coca, Luciano Mandi e Raphael Augusto, além dos atacantes Anderson, Davy, Emmanuel Obi e Yan.

A equipe disputou apenas um amistoso na preparação, contra o Nacional, em Muriaé, e empatou por 1 a 1. “Pra gente esse compromisso tinha caráter amistoso, pelo elenco reduzido, pandemia e outras dificuldades. Mas o Nacional viu como um jogo valendo 3 pontos e, também por isso, o Roberval achou melhor evitar novos amistosos para não perder jogadores importantes. Mas foi um jogo-treino já totalmente diferente da vergonha que fizemos na partida contra eles antes da pausa (derrota de 2 a 0 pela sexta rodada do Módulo II). Então a perspectiva para essa volta é muito boa”, relata Adil.

PUBLICIDADE

O time carijó que começou aquela partida, ainda sem reforços como Yan e Raphael Augusto, teve João Lucas; Thainler, Thiago Moura, Matheus Mega e Anderson; Rafinha, Luciano Mandi, Regino e Daniel; Davy e Léo Coca. A escalação deste domingo é uma incógnita, visto que a imprensa ainda não possui acesso aos treinos seguindo o protocolo de combate ao coronavírus.

De qualquer forma, Adil acredita que “o Tupi irá jogar futebol, já com um padrão de jogo e com os atletas já em posicionamentos mais definidos em campo. O adversário terá que ser melhor que a gente pra nos vencer.” A Tribuna também buscou contato com o técnico Roberval Davino durante a semana, mas sem sucesso.

PUBLICIDADE

Sistema de disputa

A fórmula do Módulo II foi mantida para esta sequência. Com 12 participantes, são disputadas 11 rodadas de pontos corridos na primeira fase. Restam apenas cinco partidas para cada time e, após estes compromissos, os quatro melhores na tabela avançam para um quadrangular final, com duelos de ida e volta. Campeão e vice sobem à elite estadual de 2021.

Além disso, as duas piores equipes da primeira fase são rebaixadas. O Tupi, com 6 pontos, tem quatro a menos que o Guarani, primeiro time do G4, e dois a mais que o CAP Uberlândia, que abre a zona de rebaixamento. O Carijó ainda enfrenta o Ipatinga (6º lugar) e Mamoré (12º) em casa, além do Betim (8º) e do CAP Uberlândia fora.

Exit mobile version