Site icon Tribuna de Minas

Estevam Soares e Marcel são apresentados

PUBLICIDADE
Estevam Soares (esquerda) falou pela primeira vez como técnico do Carijó (Foto: Olavo Prazeres)

O novo técnico do Tupi e aniversariante do dia, Estevam Soares, 60 anos, foi apresentado na manhã desta sexta-feira (10), em Santa Terezinha, após comandar seu primeiro treino no Salles de Oliveira. O comandante garantiu ter avaliado o elenco antes de aceitar a proposta carijó e salientou a importância de um trabalho em conjunto de toda a cidade para tirar o Alvinegro da zona do rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro, onde o Carijó tem compromisso às 16h do sábado (11), no Bento Freitas, em Pelotas (RS), contra o Brasil.

“Alguns fatores me fizeram aceitar o convite. Primeiro uma análise do elenco, que tem qualidade, e o próprio trabalho que a diretoria do Tupi vem fazendo ao longo desses últimos anos de reestruturação do clube, chegando novamente a uma Série B de Campeonato Brasileiro, que há muitos anos não tinha. O importante é que temos ainda 93 pontos a serem disputados. Não é que é muita ironia ou pretensão, mas podemos terminar o campeonato com 96 pontos. Se a matemática existe e é plausível neste momento, nós temos que acreditar. É dificílimo, quase que impossível, essas foram as minhas primeiras palavras com os atletas. Temos que acreditar, mas para isso alguns fatores são importantíssimos. Todos têm que se entregar, trabalhar e acreditar. A palavra principal é trabalho. O único lugar que o sucesso vem antes do trabalho, e isso é antigo, é no dicionário.”

PUBLICIDADE

Esta não foi a primeira vez que o Carijó entrou em contato com Estevam. “É a terceira oportunidade. Em dezembro recebi um telefonema do antigo gerente, o Cloves (Santos), e agradeci prontamente, porque não poderia vir já que havia, no dia anterior, renovado meu contrato com a Portuguesa. Depois, quando veio o Ricardo, ele me ligou novamente e falei para conversarmos, mas ele não me ligou mais. Aí não fiquei sabendo o que aconteceu, parece que foi questionado que eu fiz exigência de trazer uma comissão técnica, mas não falei nada, nem parte financeira, nem de comissão. Mas felizmente nesses dias, quando recebi o telefonema do Gustavo (Mendes, diretor executivo de futebol), foi um papo muito legal, proveitoso e acabou dando certo, o que é o mais importante.”

Reforços e equipe confirmada

PUBLICIDADE

Na atividade, Estevam repetiu a equipe escalada pelo auxiliar da comissão técnica permanente do Tupi, Júlio Cirico, na tarde da quinta-feira (9) e confirmou que levará o time juiz-forano a campo com Rafael Santos; Henrique, Heitor, Hélder e Bruno Costa; Rafael Jataí; Vinicius Kiss, Recife, Marcos Serrato e Thiago Silvy; Giancarlo. Antes de pensar em reforços, o treinador irá fazer nova análise do plantel.

“Mexemos um pouco na montagem dos 11 para esta partida. Na parte tática fizemos uma inversão com um sistema um pouco diferente até porque esse não vinha dando certo, 14% de aproveitamento em sete rodadas é muito pouco. E antes de fazer qualquer indicação ou exigência sobre jogadores, temos que analisar. Foi o que passei para os atletas, vamos analisar nos treinamentos, o comportamento no próprio jogo de amanhã, de terça e aí sim ver quais as necessidades reais do Tupi neste momento e talvez ir ao mercado”. Rodolfo Mol, suspenso, e Gabriel Sacilotto e Thiago Espíndola, lesionados, são os únicos indisponíveis para o confronto. O Tupi inicia voo de Goianá à Porto Alegre nesta tarde, com previsão de chegada às 17h. Em seguida, a delegação pega ônibus até Pelotas, chegando no município por volta de 22h.

PUBLICIDADE

Marcel esclarece polêmica

Campeão brasileiro da Série D pelo Tupi em 2011, Marcel também pintou em Santa Terezinha pela primeira vez na manhã desta sexta. O volante reiterou que estava apalavrado com o Tupynambás, mas que antes disso o ex-treinador carijó, Ricardo Drubscky, havia vetado sua contratação após conversas iniciadas pelo ex-presidente do Tupi, Áureo Fortuna. Com a mudança no comando técnico,  Áureo restabeleceu contato com o volante de 29 anos revelado pelo Alvinegro, e firmou sua contratação.

PUBLICIDADE

“O Alberto (Simão, empresário responsável pela montagem do elenco do Baeta) entrou em contato, mostrou interesse, só que fiquei de dar resposta a ele até hoje ou segunda. Nesse tempo, o Tupi me procurou e fizemos o acerto. Já conversei com o Alberto, foi esclarecido, ele entendeu o meu lado e agora é só pensar no Tupi e fazer um bom campeonato”, explicou Marcel. O jogador trabalhou parte física separadamente do grupo e ainda não está à disposição de Estevam Soares.

Exit mobile version