Sem contar com o central Victor Hugo, com dores no ombro direito, a Federal começou comandando as ações, atuando com eficiência nos bloqueios, segurança na defesa e sem desperdiçar oportunidades. Assim, os donos da casa não tiveram dificuldades para fazer 25 a 20 no primeiro set. A segunda parcial começou com o Sesi melhor e comandando o marcador. A Federal reagiu e encostou ainda nos primeiros pontos, mas, na reta final, os visitantes melhoraram na rede e devolveram o 25 a 20.
O terceiro set foi equilibrado desde o início. Sacando e bloqueando bem, a Federal não deixava o Sesi escapar. Forçando a segunda parada técnica, a UFJF conseguiu a virada e não largou mais a dianteira, fazendo 25 a 22. Na quarta parcial, os paulistas entraram imprimindo ritmo forte, mas o time local controlou o placar no início. Porém, contando com os erros da Federal, o Sesi virou e seguiu seguro na frente até fechar em 25 a 21, forçando o set desempate.
O tie-break começou equilibrado, mas na metade do set decisivo a Federal conseguiu uma sequência de pontos contando com uma defesa espetacular do levantador Rodrigo, que colocou as arquibancadas no jogo. Sentindo a pressão, o Sesi começou a reclamar muito com a arbitragem. Alheios, os juiz-foranos continuaram atuando bem na defesa e desperdiçando poucos contra-ataques até fecharem em 15 a 12 em um ataque do oposto Alemão.