Estão abertas as inscrições para a edição de 2022 dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) – E-Sports. Os estudantes-atletas interessados em participar do evento dos esportes eletrônicos devem entrar em contato com as atléticas e setores de Esportes das próprias instituições de ensino, que serão os responsáveis em realizar a inscrição até às 12h do dia 28 de fevereiro.
O evento ocorrerá entre os dias 1º e 30 de março, de maneira remota e virtual. As modalidades disponíveis durante os JUMs – E-Sports 2022 são: FIFA, Free fire, CS:GO, Clash Royale, League of Legends (LOL) e Poker.
Os JUMs 2022 – E-Sports receberão inscrições de estudantes-atletas com matrícula ativa em instituições de ensino sediadas no território do estado de Minas Gerais e que sejam filiadas e estejam em situação regular junto a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME).
Segundo o diretor do Departamento Técnico da FUME, Lucas Raposo, qualquer discente, de grupo de graduação ou pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado ou doutorado), pode participar do evento, que terá uma faixa etária restrita entre 17 e 35 anos de idade.
Quem obtiver as melhores colocações em cada uma das modalidades se classifica para participar da delegação de Minas Gerais durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – iniciativa promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina.
Calendário 2022
Os JUMs – E-Sports marca o início do calendário 2022, organizado pela FUME e aprovado durante assembleia geral realizada em janeiro. Ainda neste ano, estão planejados para ocorrer os JUMs de modalidades individuais, coletivas e entre atléticas, além de uma competição voltada principalmente para as instituições da capital mineira e região metropolitana de Belo Horizonte.
No entanto, conforme explica o presidente da Federação, Wellington Ferreira, é possível que alterações ocorram no planejamento inicial de eventos, tendo em vista a pandemia de Covid-19. “A saúde e a vida de estudantes-atletas, dirigentes e da sociedade em geral fazem parte da nossa principal preocupação. Estamos acompanhando a situação epidemiológica em diferentes municípios e possíveis mudanças podem ocorrer em futuros eventos presenciais”, reforça Wellington.
Outras informações podem ser encontradas no site da Federação.