Site icon Tribuna de Minas

Projeto de vôlei na Praça CEU abrirá 40 vagas gratuitas

PUBLICIDADE

Na última quarta-feira (2), o Clube Bom Pastor, o Instituto Albert Sabin (IAS) e a Associação Cultural Arte e Vida (Acav) fecharam acordo para o início de uma escolinha de vôlei, que será sediada na Praça CEU, em Benfica, Zona Norte de Juiz de Fora, com inauguração prevista para o próximo dia 16, data em que as inscrições deverão ser feitas. O trabalho, de cunho social, será voltado para iniciar jovens da região na prática do esporte de modo gratuito, abrindo, inicialmente, 40 vagas. Nos próximos dias serão divulgadas informações sobre o procedimento a ser tomado para a realização das inscrições.

Responsável pela gestão da Praça CEU sob a supervisão da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a Acav tratou o acordo como um ganho para todas as partes envolvidas. Segundo a gerente administrativa da organização social, Andrea Ventura, o contrato de gestão do equipamento público entre a entidade e a Funalfa não contempla a escolinha de vôlei. Desse modo, a parceria com o Clube Bom Pastor e o Instituto era necessária para a concretização do projeto.

PUBLICIDADE

“A parceria é a Funalfa/Acav entrando com o equipamento e o gerenciamento do profissional; o Clube Bom Pastor entra com a metodologia do voleibol e o material necessário para a prática do esporte; e, por fim, o Albert Sabin entra com a parte financeira, de investimento no profissional que vai trabalhar com os meninos”, explica Andrea. As 40 vagas serão distribuídas em duas turmas que irão funcionar no contraturno escolar – uma no período da manhã e outra à noite -, como forma experimental para verificar a demanda da população.

O acordo para a realização do projeto é válido inicialmente por seis meses, com possibilidade de recondução por igual período. O contrato curto foi a alternativa encontrada pela Acav devido à proximidade do término do contrato de gestão da Praça CEU entre a entidade e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que também termina em seis meses, segundo a gerente. A gestão pode ser renovada sem chamamento público por mais cinco anos, a depender de decisão do prefeito Antônio Almas.

PUBLICIDADE
Parceria foi sacramentada em reunião no Albert Sabin (Foto: Divulgação/Clube Bom Pastor)

Manutenção da tradição

Para o Diretor de Vôlei do Clube Bom Pastor, Gustavo Micherif, o projeto “é um jeito de saber que a cidade vai manter o ritmo de formação de atletas. Até porque, atualmente, nós temos dois atletas que estão indo servir a Seleção Brasileira; ou seja, é uma coisa que nunca parou, está sempre se renovando”, disse Micherif, se referindo à Gabriel Spinelli e Ralwan Castro, atletas do Bom Pastor selecionados pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para período de treinamentos. Há, ainda, o oposto Felipe Roque, que integra a equipe adulta canária de voleibol.

Os treinos serão comandados por Marcos Vinícius Ribeiro (Mandela), profissional de trabalho no Clube Bom Pastor, pensando também no nível técnico. “O Mandela é técnico nível três na CBV, que poderia, hoje, dirigir a Seleção Brasileira até numa Olimpíada, porque é a graduação maior que existe. Já foi campeão brasileiro pela Seleção Carioca, com uma bagagem enorme. É uma oportunidade muito grande para os garotos estarem desenvolvendo o voleibol”, conta Micherif.

PUBLICIDADE

Enfoque social

Apoiador financeiro da iniciativa, o Instituto Albert Sabin também atuou como articulador para a concretização do acordo. Apoiador da Acav e também do Clube Bom Pastor em outros programas, o IAS tem na nova escolinha um de seus mais de 35 projetos apresentados. Os trabalhos do Instituto, de acordo com o assessor técnico Henrique Araújo, sempre têm o intuito de trabalhar na formação de jovens – seja na cultura ou no esporte. “Aos poucos, nós vamos viabilizando as parcerias. Não através apenas de patrocínio, mas de articulação também com outras empresas, às vezes com consultoria ou mentoria (…). Onde envolve trabalho social a gente está junto”, afirma. Em julho último, o Instituto firmou parceria com o jogador de futsal Léo Santana para fortalecer a modalidade no município.

Com a confirmação da escolinha da Praça CEU, o IAS e o Clube Bom Pastor voltarão o foco para a parceria em projeto de base da agremiação através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Conforme Araújo, também há negociações em fases finais para apoio do Instituto ao esporte paralímpico do Bom Pastor. “A gente já iniciou as tratativas com os atletas da natação e também pode ser o próximo passo da parceria”.

PUBLICIDADE
Exit mobile version