Site icon Tribuna de Minas

50 surdos-atletas disputam a Copa Minas de Futebol Society em JF

PUBLICIDADE
Foto: Gustavo França Albuquerque

O esporte é considerado o meio mais democrático para inclusão social e também para diminuir o preconceito, pois reúne pessoas de diversas condições sociais, físicas e até mentais. E o futebol, por ser a modalidade mais praticada no mundo, acaba atraindo participantes com diferentes características. Uma delas é a dos atletas surdos, que neste sábado (8) e domingo (9), disputam em Juiz de Fora, a 3ª Copa Minas de Futebol Society, no Centro de Futebol Zico (CFZ), em comemoração ao aniversário de 25 anos da Associação dos Surdos de Juiz de Fora (ASJF).

O evento contará com a participação de sete equipes. Além de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Contagem, Betim, São João Del Rei e Além Paraíba serão representadas, reunindo quase 50 surdos-atletas. Segundo o Diretor Desportivo da Associação dos Surdos de Juiz de Fora (ASJF) e goleiro da equipe, Robson Luiz Azarias Dias, o objetivo da competição é mostrar o poder do esporte como instrumento de educação e meio para a inclusão social. “O esporte para surdos no Brasil ainda sofre com o anonimato, mas esse quadro está começando a mudar, prova disso é vice-campeonato mundial de futsal feminino para surdos, conquistado ano passado. Apesar de não contarmos com nenhum patrocínio, já participamos de diversos campeonatos”, destaca.

PUBLICIDADE

Robson explica ainda que a modalidade tem regras semelhantes à do futebol convencional, mas reserva algumas características próprias, como a arbitragem que, em vez de usar apito para marcar as infrações do jogo, utiliza bandeiras. “São duas bandeirinhas, uma de cor amarela e outra vermelha, e dois árbitros. Quando eles precisam marcar faltas, pênalti ou escanteio, as bandeiras são balançadas ou levantadas. Os surdos ouvem com os olhos, mas jogam como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar,” brinca.

A disputa da 3ª Copa Minas de Futebol Society será dividida em dois grupos: o A contará com quatro equipes: Juiz de Fora, Belo Horizonte, Teófilo Otoni e Contagem. Já o grupo B terá três times: Além Paraíba, São João Del Rey e Betim. Os jogos classificatórios acontecem neste sábado (8), a partir das 13h30, quando o time de Juiz de Fora enfrenta a equipe de Teófilo Otoni. As três equipes que se classificarem se enfrentam domingo (9), num triangular para definir o campeão. O CFZ fica na Rua Vereador Doutor Hélio Zanini , s/n . Vinã del Mar. A entrada é gratuita.

PUBLICIDADE
Exit mobile version