Este foi o primeiro confronto entre as seleções desde a última rodada da fase de grupos do Mundial de 2014, no Brasil, quando ficaram no 0 a 0, em Belo Horizonte. Na ocasião, a Costa Rica avançou às oitavas de final e a Inglaterra foi surpreendentemente eliminada na primeira fase. Desta vez, porém, o time inglês não deu chances para o adversário e abriu o placar logo aos 12 minutos. Rashford recebeu na intermediária, pela direita e encheu o pé. A bola saiu cheia de efeito e encobriu o goleiro Keylor Navas, que pareceu não acreditar que ela cairia no gol.
O time inglês seguiu em cima e poderia ter ampliado com Jamie Vardy. Aos 20 minutos, ele dominou sozinho na área e finalizou na saída de Keylor Navas, que foi rápido e bloqueou o chute. Na volta para o segundo tempo, o goleiro do Real Madrid voltou a trabalhar em finalização de Henderson. E quando foi batido, viu Oviedo salvar em cima da linha após tentativa de Maguire. Os ingleses eram donos da posse de bola e controlavam a partida em ritmo lento. Até que apareceu a estrela de Dele Alli para criar a jogada do segundo gol. Aos 30 minutos, ele tabelou pela esquerda com Rashford, recebeu na área e cruzou na cabeça de Welbeck, que mergulhou para marcar.
Este foi o último amistoso da Inglaterra, que está no Grupo G da Copa do Mundo ao lado de Panamá, Bélgica e Tunísia, adversária da estreia no próximo dia 18, em Volgogrado. Já a Costa Rica disputa um último amistoso nesta segunda-feira contra a Bélgica, em Bruxelas. O time centro-americano está no Grupo E do Mundial, que, além do Brasil, conta com Suíça e Sérvia, adversária costarriquenha na estreia, no dia 17, em Samara.