Desde o último mês de maio, 440 enxadristas de todas as idades disputaram ao menos uma das cinco etapas da Liga X. Finalizada em agosto, a competição classificou 16 atletas de categorias que vão desde o sub-7 aos competidores adultos para a Superliga, evento que define os campeões do ano no esporte. E estes vencedores serão conhecidos a partir das 14h30 deste sábado (6), no Clube Cascatinha, com entrada do público gratuita entre 14h e 14h30 para acompanhar as partidas que ocorrem até as 17h30.
Há, ainda, a categoria mistão para aqueles que, ou não se classificaram na Liga X, ou buscam participar do evento pela prática do xadrez, como explica o coordenador da Superliga, o professor Haroldo Carvalhido. “O campeão do ano de cada faixa etária será conhecido após cinco rodadas. Porque o primeiro lugar da Liga X não será necessariamente o campeão do ano. E na categoria mistão qualquer um pode participar, e as partidas serão feitas entre adultos e jovens, meninos e meninas, sem separação por categoria. Todos podem ganhar brindes”, relata. As inscrições, neste caso, custam R$ 35.
O evento deste sábado também irá contemplar a premiação de maior pontuador do ano, ainda dependente dos desempenhos no sábado, e das instituições de ensino, com o top 3 definido da Liga X. O Colégio Santa Catarina foi o primeiro colocado, com 488 pontos, seguido pela Escola Municipal Gabriel Gonçalves da Silva, 469, e do Colégio Degraus, 291. A Superliga X tem como objetivo fomentar a prática do xadrez na cidade. No ano que vem, a pretensão dos organizadores é de contar com mil alunos durante as etapas, mais que o dobro de 2018.
Circuito Gastronômico
Após a Superliga, a temporada deve contar com mais um Circuito Gastronômico de Xadrez, ainda sem data definida, mas programado para começar já no fim de outubro. O primeiro circuito realizado em 2018 teve final na última quarta-feira (3), no Independência Shopping. “Enquanto os meninos jogam, os pais podem ir em restaurantes jantar, por exemplo. Assim tem acontecido. E os meninos, após as partidas, ganham lanches, pizzas, e acabam dividindo com amigos. Temos tentado trazer mais adeptos do xadrez”, conta o professor.
Ao todo, 70 atletas participaram, sendo 40 nas finais em cinco categorias. Na young, Gabriel Leão foi o vencedor. Heitor Martins venceu a baby, Moisés Zampier a teen e Severiano Fernandez liderou a master. Por fim, Matheus Mendes, mesmo com um obstáculo não planejado, conseguiu ser campeão da categoria top. “O Matheus jogou com febre de 39 graus. Empatou só um jogo com o empresário Marcio Cardoso, que sempre está nas competições também”, conta o professor Carvalhido.