Site icon Tribuna de Minas

Atletas da UFJF participam de torneio estudantil nacional

PUBLICIDADE
Luiz Maurício, João, Verbena e Rafaela representam JF em jogos estudantis nacionais

 

Os quatro jovens atletas juiz-foranos – integrantes do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria/Sesi) da UFJF – que fazem parte da equipe de atletismo de Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) estão em Londrina, no Paraná, onde hoje começa a etapa nacional da maior disputa estudantil do país. O grupo conquistou a vaga, juntamente com mais nove atletas mineiros, após a boa participação nos Jogos Escolares de Minas (Jemgs)- realizados em Uberaba, no Triângulo Mineiro, no mês passado. Agora, eles pretendem repetir o bom desempenho, pois a competição é classificatória para o Sul-Americano de Atletismo. “Desde que chegaram ao projeto esses meninos já mostravam que se tornariam atletas”, ressalta o treinador da equipe juiz-forana, Jefferson Verbena.

PUBLICIDADE

Nas últimas semanas, devido à aproximação dos JEBs, o treinamento do grupo no Complexo Esportivo da UFJF foi intensificado. “Eles se empenharam muito no período competitivo. Trabalhamos a correção de postura e outras questões que precisavam ser melhoradas”, explica Verbena, acrescentando que, se os jovens continuarem neste caminho, poderão disputar outros grandes torneios e até mesmo uma Olimpíada. “Participar de competições importantes tem dado a eles uma oportunidade social que talvez não teriam caso não estivessem inseridos no esporte.”

O fato de estar no maior celeiro de atletas jovens do Brasil não tem tirado o sono da estudante e lançadora de dardos Raphaela Diesse, 14 anos. Ela será uma das representantes da Escola Estadual Fernando Lobo e está determinada a trazer para a instituição a medalha de ouro. “Minha mãe é uma das minhas grandes incentivadoras. Às vezes, quando estou desanimada de ir para os treinos, ela chama minha atenção e diz para eu não faltar e lançar longe aqueles dardos”, conta sorrindo.

PUBLICIDADE

Assim como Raphaela, João Victor de Oliveira Macedo, 13, também integra o projeto de atletismo da UFJF e irá vestir a camisa do Espaço Educacional Lápis de Cor. Em Londrina, ele vai disputar os 80m com barreira. “Nos Jemgs meu resultado foi 4 décimos a menos que o primeiro colocado. Agora eu quero compensar e conseguir chegar em primeiro lugar.”

Recorde de participantes

Os JEBs, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reúne alunos-atletas de instituições públicas e privadas e espera receber quase 4 mil competidores de todo o Brasil, número recorde. “Minha família está muito orgulhosa de mim. Meus irmãos já disseram que querem seguir os meus passos”, conta o representante da Escola Municipal Cossete de Alencar, Luiz Maurício Dias da Silva, 14. “Vou me empenhar bastante para conseguir a vaga para o Sul-Americano, seja no lançamento de dardo ou no lançamento de disco.”

PUBLICIDADE

A corredora e representante da Escola Estadual Fernando Lobo, Noemi Alves da Cruz, 13, estava ansiosa antes de embarcar, pois iria viajar de avião pela primeira vez. “Fomos de ônibus para Uberaba e foi tranquilo. Estou um pouco nervosa, mas tenho certeza de que vai dar tudo certo. Será uma viagem emocionante”, relata, empolgada. Já em relação à prova de 1.000m rasos que irá enfrentar em Londrina, ela não demonstra ansiedade. “Vai ser um enorme prazer enfrentar grande adversários e, ao mesmo tempo, fazer novas amizades”, acrescenta.

Exit mobile version